Receitas

Prepare em casa o rosbife ao molho de vinho do Porto

Nesta versão, o rosbife é servido com molho à base de vinho do Porto e batatas douradas (foto: divulgação/ Tadeu Brunelli)

da Redação da Menu

De origem inglesa, o rosbife é daquelas receitas que merecem status de coringa na cozinha. Afinal, agrada todo mundo e faz bonito à mesa. Aprenda essa versão da chef Rita Atrib, servida com molho à base de vinho do Porto e batatas douradas:

rosbife ao molho de vinho do Porto e batatas douradas

por Rita Atrib, do buffet e rotisserie Petit Comité

batatas

800 g de batatas bolinha com casca pré-cozidas

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 colher (sopa) de salsinha picada

1 colher (sopa) de tomilho picado

Sal a gosto

rosbife

1 peça de filé mignon limpo (por volta de 1 kg)

3 dentes de alho picados

1 colher (chá) de tomilho picado

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de azeite

molho

3 cebolas roxas sem casca e cortadas em quatro

2 colheres (sopa) de manteiga

3 xícaras (chá) de caldo de carne

3/4 de xícara (chá) de vinho do Porto

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Sal e pimenta-do-reino a gosto

batatas

Numa tigela, misture a manteiga com o tomilho e a salsa. Besunte bem a batatinhas com a pasta de manteiga. Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio e reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média. . Coloque no forno também a assadeira com as batatinhas, assando por cerca de 40 minutos ou até dourar, mexendo sempre.

rosbife

Tempere a carne com o alho e o tomilho. Deixe descansar na geladeira por, pelo menos, 2 horas, virando de vez em quando. Em uma panela grande, em fogo médio, derreta a manteiga e adicione o azeite. Aumente um pouco o fogo e coloque a carne, dourando-a dos dois lados, até formar uma crosta. Tempere com o sal e a pimenta. Reserve o caldo da fritura na panela e passe a carne para uma assadeira forrada com papel alumínio, coloque no forno, e deixe assar por 15 a 20 minutos, retirando em seguida para não ressecar.

molho

Recoloque a panela com o caldo da fritura no fogo baixo, adicione mais uma colher de manteiga, refogue a cebola, acrescente o caldo de carne, e deixe ferver. Raspe bem o fundo da panela para remover qualquer resíduo que possa estar grudado no fundo. Adicione o vinho do Porto e deixe reduzir um pouco. Apague o fogo, deixe esfriar, bata o molho no liquidificador e coe. Em uma panela menor, derreta a manteiga e doure a farinha. Adicione o molho de vinho aos poucos, mexendo sempre, até engrossar. Adicione o tomilho e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe mais um minuto e apague o fogo.

para servir

Corte a carne em fatias de 1 cm de espessura. Despeje o molho por cima das fatias, enfeite com raminhos de tomilho e sirva com as batatas.

rendimento 6 porções; preparo 3 h; execução fácil

 

Buffet Petit Comité

buffetpetitcomite.com