Bebida

Barmen dão dicas de como preparar a caipirinha perfeita

(foto: reprodução/ iStock)

por Cintia Oliveira 

À base de cachaça, limão e açúcar, a caipirinha é um dos ícones da cultura brasileira. Não se sabe ao certo a sua origem, mas uma das versões diz que o drinque teria surgido por volta do século 20 para combater a gripe espanhola. Com o tempo, a caipirinha tornou-se marca registrada coquetelaria brasileira lá fora. E, desde 1993, é a representante brasileira na lista de coqueteis oficiais da Associação Internacional de Bartenders (IBA).

Embora a receita seja simples em sua essência, o preparo de uma boa caipirinha exige atenção a uma série de detalhes, que envolvem desde a escolha dos utensílios até a proporção entre os ingredientes. Confira dicas de especialistas para não errar no preparo do drinque, que é uma boa pedida para uma festa ou um churrasco no fim de semana:

utensílios 

Para começar, é preciso ter uma faca e tábua de corte para as frutas, um dosador para a cachaça, uma colher bailarina (de haste comprida, especial para coquetéis) para mexer o drinque e o macerador, para amassar as frutas. Também não pode esquecer os copos, canudos e guardanapos para servir.

cachaça

(foto: Marco Ankosqui/ Ag. IstoÉ)

 

A cachaça branca é a favorita na hora de preparar a caipirinha. Mas, também, é possível preparar bons drinques utilizando cachaça envelhecida. “As cachaças nas quais a presença de madeira não é muito marcante são bem-vindas”, ensina Zeca Meirelles, professor da escola de coquetelaria ProDrinks, de São Paulo. E na hora de escolher uma cachaça amarelada, vale tentar harmonizá-las com as frutas. “Como a cachaça envelhecida em Umburana tem notas de baunilha, vão bem com frutas como morango, por exemplo”, explica o bartender e especialista em cachaças Leandro Batista, da boutique Umas e Outras, de São Paulo. Já uma cachaça envelhecida em barris de Canela Sassafrás “combina bem com manga ou maracujá, por conta das notas de canela”, ensina o professor de coquetelaria do Senac São Paulo, Elvis Campêllo.

frutas

(foto: reprodução/ Shutterstock)

O limão segue como clássico no preparo da caipirinha, mas diversas frutas podem ser utilizadas como base para o coquetel. “Gosto de usar carambola, lichia, tangerina e fruta do conde”, diz Emerson Gomes Araújo, bartender do Boteco Boa Praça, de São Paulo. Já Batista gosta de utilizar limões como o siciliano e o cravo, assim como abacaxi, caju, uva e morango. Mas alguns frutos devem ser evitados. “O coco e a jaca, que tem pouco sumo, não são indicados”, recomenda Campêllo. Na hora de combinar os ingredientes, é só usar a criatividade. “Recomendo utilizar limão ou outra fruta cítrica, para trazer acidez ao drinque”, afirma Laércio Zulu, bartender do grupo São Bento, de São Paulo. Segundo ele, ervas e especiarias dão um toque a mais ao drinque. “Gosto muito de utilizar hortelã e tomilho, que combina muito bem com o limão”, ensina Zulu.

receita 

Na hora de preparar a caipirinha, é preciso dosar muito bem os ingredientes. “Se colocar muito açúcar, pode ficar muito doce. E se colocar gelo em excesso, pode deixá-la aguada. Por isso, é preciso seguir as proporções”, afirma Batista. A proporção que ele usa é: para cada 70 ml de cachaça, 120 g de frutas, 25 g de açúcar e 8 a 10 pedras de gelo.

 

 

 

 

na hora da festa 

Será o barman da vez na festa de amigos ou churrasco no fim de semana? Tudo começa pela lista de compras. “Recomenda calcular cerca de três caipirinhas por convidado, o que dá, no máximo, 210 ml de cachaça por pessoa”, ensina Meirelles. Outra elemento que não pode faltar é o gelo e o açúcar. “Para ambos, a mesma regra: melhor sobrar do que faltar”, ensina o professor da ProDrinks.

Frutas que oxidam, como o limão, devem ser cortadas na hora. Mas para agilizar o trabalho, frutas como morango e abacaxi, por exemplo, podem ser picadas com antecedência. “Vale separar as porções de frutas em saquinhos individuais e deixá-las na geladeira. Isso vai agilizar na hora de preparar a caipirinha”, recomenda Batista.

Boteco Boa Praça 

botecoboapraca.com.br

Boteco São Bento 

botecosaobento.com.br

ProDrinks 

prodrinks.com.br

Senac-SP 

sp.senac.br