Destaques-da-edicao

A Menu de março está nas bancas

(foto: Roberto Seba; produção: Florise Oliveira)

da Redação da Menu

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta (8), a edição de março é dedicada as mulheres da gastronomia. Confira os destaques:

* Capa

A reportagem de capa deste mês aborda a participação feminina na gastronomia. Embora as mulheres ainda sejam poucas no comando de cozinhas profissionais, elas vêm se destacando graças a sua força de vontade e determinação. Confira uma seleção de receitas, que mesclam lembranças de família e da carreira da premiada chef Helena Rizzo, do restaurante Maní, de São Paulo.

* Aperitivos

O Parabere Fórum, que aconteceu no início do mês em Barcelona, na Espanha, tem o objetivo de valorizar o papel e a visão da mulher na gastronomia. Confira essa e outras notícias da seção.

* Hotspot

Neste mês, a coluna de Daniela Filomeno traz dicas de onde comer bem em Aspen, no Colorado (EUA). Entre as sugestões, destaque para a Creperie du Village e o Element 47, conhecido por oferecer o melhor chocolate quente da região.

* Terra Estrangeira

Neste mês, o chef Paulo Machado relata os desafios que enfrentou ao levar a cozinha brasileira para o Kuwait, um dos emirados árabes que proíbe a carne de porco – base da nossa feijoada – e bebidas alcoólicas como a nossa cachaça.

* Na xícara

À Menu, a barista Isabela Raposeiras conta, em entrevista exclusiva, como superou o machismo no mundo do café e se tornou uma das referências do ramo no País.

* Competição

A alagoana Giovanna Grossi, que representou o Brasil na final do Bocuse d’Or, copa do mundo da gastronomia em Lyon, na França, conta como foi a sua intensa rotina de treinamentos.

* Por aí

Mais do que diversão e entretenimento, os parques da Universal Orlando, na Flórida (EUA), investe pesado na gastronomia, com restaurantes que vão desde o mediterrâneo Mythos até a recriação do bar preferido de Homer, personagem de Os Simpsons, Moe’s Tavern.

* Romeu e Julieta

Neste mês, o casal anônimo de críticos da Menu esteve no recém-inaugurado Piccolo, segunda casa dos chefs Marcelo Laskani e Marcelo Milani.

* Café com letras

A colunista Cristiana Couto indica três livros indispensáveis sobre alimentação, escritos por mulheres. É o caso de Como cozinhar um lobo, obra de M.F.K Fischer que fala sobre comida em períodos de escassez.

* Saca-rolha

Assim como 2016, este será o ano dos vinhos mais baratos. Confira essa e outras notícias da seção.

* Pesquisa

Em parceria com o instituto Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, os degustadores da Menu participam de estudo que tem o objetivo de identificar se as características de cada gênero influenciam na degustação de vinhos.

* Borbulhas

Espumantes produzidos na Inglaterra esbanjam qualidade e são capazes de competir, de igual para igual, com os champanhes.

* Degustação

Desta vez, o nosso time de degustadores avaliou 18 tintos que custam até R$ 137,50.

* Quiz

Teste os seus conhecimentos sobre os rótulos de vinho.

* Força feminina

Cada vez mais, mulheres têm ocupado posições de destaque no mercado cervejeiro.

* Cerveja

As geladas recém-lançadas no mercado formam o painel da degustação cervejeira deste mês.

* Colarinho

Desta vez, a coluna de Roberto Fonseca tem como tema as IPAs. Embora o estilo seja amplamente explorado no mercado cervejeiro brasileiro, os rótulos nem sempre são sinônimos de qualidade.

* Baixa gastronomia

Mulheres ganham espaço na coquetelaria brasileira e esbanjam talento no comando de balcões badalados.

* A coqueteleira

Neste mês, Néli Pereira conta diversas curiosidades sobre as mulheres na história da coquetelaria. É o caso de Ada Coleman, que em 1903 já atuava atrás dos balcões do bar do Savoy Hotel, em Londres.

* Eu Gosto

Vegetariana, a atriz Bianca Müller segue uma alimentação equilibrada.