Cultura

Robô cozinheiro prepara hambúrgueres em fast-food nos EUA

Chamado de Flippy, robô também frita batatas e corta legumes (foto: divulgação)

por Ansa

Um robô criado para fazer hambúrgueres fez sua estreia na cozinha de uma rede de fast-food em Pasadena, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Chamado de Flippy, o experimento foi desenvolvido pela Miso Robotics em parceria com o grupo Cali, proprietário da rede de hamburgueria CaliBurger. Além de fritar hambúrgueres, Flippy ainda monitora o nível de temperatura e de cocção e avisa quando a carne está “quase pronta” para, em seguida, preparar a salada, queijos, molhos e finalizar o lanche.

O androide usa câmeras fotográficas, sensores e software de aprendizados automáticos para localizar os ingredientes sem ter necessidade de passar por reconfiguração. Todo o processo de montagem do lanche leva poucos minutos.

Em nota, o CEO da Miso Robotics, David Zito, disse que Flippy também pode ser usado para desenvolver outras funções na cozinha como fritar batatas e cortar legumes.

A expectativa é que o robô seja usado em outras 50 lojas da rede nos próximos dois anos. A ideia é que o novo “chef” prepare os lanches o mais rápido possível, de forma mais segura e com menos erros. (ANSA)