Acontece

Vitor Sobral cria menu para festival no interior de SP

Os chefs Anouk Rosa e Vitor Sobral durante a abertura do Festival da Quaresma, em cartaz no restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal (foto: divulgação)

por Celso Masson

A truta não é uma especialidade do chef Vitor Sobral, mais conhecido por suas receitas de bacalhau (500 delas reunidas em um único livro). Ainda assim, o dono da premiada Tasca da Esquina e de outros restaurantes em Lisboa, São Paulo, João Pessoa e Luanda saiu-se muito bem ao criar receitas com o peixe de água doce típico de regiões montanhosas. “O segredo foi fazer uma boa salmoura”, afirmou Sobral, pouco antes de servir os pratos de sua autoria, durante o jantar de abertura do festival, no sábado 11 de março.

Além da truta, o chef visitante foi desafiado a incluir nas receitas outros ingredientes regionais, como morangos (usados em um ceviche de truta salmonada), cogumelos e até quiabo. A proposta partiu da chef Anouk Rosa, que comanda o restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio de Pinhal, cidade vizinha a Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. O lugar é conhecido por dar ênfase ao que se produz na montanha e no Vale do Paraíba.

O Festival da Quaresma é um dos eventos gastronômicos criados por Anouk para valorizar o que a Serra da Mantiqueira produz de melhor. A chef também promove há anos o Festival da Alcachofra, no segundo semestre. Além do apelo slow food (o restaurante é filiado a uma entidade que defende a causa no Brasil), a ênfase na truta se adéqua ao princípio religioso da Quaresma, em que muitas pessoas reduzem ou eliminam o consumo de carne vermelha. “Pela primeira vez tivemos a oportunidade de trazer o Vitor como convidado para a ação ‘nas mãos do chef’, que deu um toque especial à nossa cozinha”, diz Anouk.

Ao longo do Festival da Quaresma, que vai até o domingo de Páscoa, 16 de abril, o cardápio oferece outros pratos sazonais criados pela proprietária, como a truta caipira (ao molho de maracujá, acompanhado de abóbora e quiabo, R$ 39,80) e a taça de Páscoa (à base de sorvete de chocolate, R$ 16,80). Para acompanhar, o restaurante conta com adega climatizada e uma seleção de vinhos a preços atraentes.

 

Festival da Quaresma

data até o dia 16 de abril

Donna Pinha

avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647 – Centro (veja no mapa)

(12) 3666-2669 – Santo Antônio do Pinhal – SP

donnapinha.com.br