Cultura

Confira uma seleção de séries sobre comida disponíveis na Netflix

A plataforma de streaming tem um vasto catálogo de programas sobre comida (foto: divulgação)

por Cintia Oliveira 

Vai ficar em casa neste fim de semana? Que tal encarar uma maratona de séries na Netflix? Já que comida é o nosso assunto preferido, selecionamos seis seriados sobre o tema, que estrearam neste ano na plataforma de streaming. Confira: 

Amor Culinário 

Para a trintona e solteira Jae-yeong (à direita), tudo termina em comida (foto: reprodução)

Recém-lançada na plataforma de streaming, a série coreana conta a história da agente de viagens Jae-yeong, que chega aos 30 anos solteira e frustrada na vida profissional. Enquanto lida com os seus dilemas, a comida está sempre presente, seja compartilhando a mesa com os amigos ou preparando o seu próprio jantar. Cada um dos 16 episódios (com 10 minutos de duração, no máximo) termina com uma receita. E, no repertório, há desde um mero arroz com legumes até o coreano sundae, que embora tenha esse nome não lembra em nada o sorvete: é uma espécie de salsicha recheada com intestino de boi e de porco.

Anthony Bourdain: No Reservation 

Na série, o chef Anthony Bourdain viaja o mundo em busca de experiências à mesa (foto: reprodução)

Na série, o chef Anthony Bourdain viaja para diversos países em busca de experiências à mesa. Mas esqueça dos destinos turísticos: Bourdain prefere seguir um roteiro mais underground, no qual vale tudo: desde os restaurantes mais estrelados até os endereços mais pé-sujo. Atualmente, há duas temporadas do programa disponíveis na plataforma de streaming: a sétima e a oitava.

Chef’s Table 

A freira budista Jeong Kwan é uma das personagens da terceira temporada (foto: reprodução)

Produção original da Netflix, Chef’s Table é uma série documental que mostra a trajetória e os desafios enfrentados por chefs consagrados, como Massimo Bottura, Magnus Nilsson, Grant Achatz e Dominique Crenn. A terceira temporada estreou em fevereiro deste ano e apresenta chefs como o russo Vladmir Murkhin, do White Rabbit, de Moscou, o peruano Virgilio Martinez, do Central, de Lima. E a surpresa da temporada fica por conta da freira budista coreana Jeong Kwan, que não é chef mas “faz do ato de cozinhar uma prática espiritual”, como diz a sinopse do seu episódio.

Feed the Beast 

Enquanto Tommy (David Schiwimmer) tenta se recuperar da morte de sua esposa, Dion (Jim Sturgess) precisa salvar a sua pele (foto: reprodução)

Uma das estreias recentes da plataforma de streaming é a série Feed the Beast, que conta a história de Tommy Moran (David Schwimmer, o eterno Ross, de Friends), sommelier viúvo e alcoólatra que tenta se recuperar da morte de sua esposa Rie (Christiane Adams) ao lado do filho TJ (Elijah Jacob). Até que, um dia, o seu melhor amigo, o chef Dion Patras (Jim Sturgess), sai da cadeia e se vê envolvido com mafiosos e um policial truculento. A única saída, para salvar a sua pele, é retomar os planos de abrir o restaurante Thirio, ao lado do seu melhor amigo, Moran.

Japanese Style Originator 

(foto: reprodução)

Para os entusiastas da culinária japonesa, o programa Japanese Style Originator acaba de ser adicionado ao catálogo da Netflix. Produzido por uma emissora de tevê japonesa, o programa aborda aspectos históricos, culturais e gastronômicos sobre diversos pratos japoneses. E parte do programa se passa numa bancada, onde os apresentadores fazem comentários, participam de desafios, etc. Por enquanto, 27 episódios da primeira temporada, produzida em 2008, estão disponíveis. Mas como o programa está no ar até hoje, é capaz que haja mais episódios em breve.

Samurai Gourmet

O aposentado Takeshi Kasumi (Naoto Takenaka) encontra na comida um novo estilo de vida (foto: reprodução)

A série japonesa, baseada na obra de Masayuki Qusumi e no mangá de Shigeru Tsuchiyama, conta a história de Takeshi Kasumi (Naoto Takenaka), que depois de trabalhar a vida toda numa mesa empresa, se aposenta aos 60 anos e redescobre à mesa os pequenos prazeres da vida, seja bebendo uma cerveja na hora do almoço ou redescobrindo pratos que fizeram parte da sua juventude. E tudo isso guiado por um samurai imaginário (Tetsuji Tamayama).