Sem-categoria

choux cream de gergelim com creme de milho doce

A choux cream de gergelim preto com creme de milho doce é uma das receitas de sucesso de Vivianne Wakuda (foto: Julia Rodrigues; produção: Florise Oliveira)

por Vivianne Wakuda

craquelin de gergelim preto

20 g de manteiga sem sal
25 g de açúcar demerara
25 g de farinha de trigo
10 g de farinha de gergelim preto

choux cream

90 g de leite integral
90 g de água
90 g de manteiga sem sal
10 g de farinha de gergelim preto
5 g de pasta de gergelim preto
1 pitada de sal
5 g de açúcar refinado
140 g de farinha de trigo
180 g de ovos

creme de milho doce

100 g de milho doce fresco
1 ovo
4 gemas
30 g de amido de milho
120 g de açúcar refinado
500 g de leite integral

craquelin de gergelim preto

Na batedeira, coloque todos os ingredientes e misture com a raquete até ficar homogêneo. Leve à geladeira.

choux cream

Em uma panela, coloque o leite, a água, a manteiga, a farinha de gergelim preto, a pasta de gergelim, o sal e o açúcar e deixe levantar fervura. Em seguida, vá despejando a farinha de trigo e misture imediatamente com uma colher de silicone até ficar homogêneo. Coloque na batedeira para bater com a raquete até subir todo o vapor, acrescente os ovos aos poucos, até obter uma massa firme e lisa. Com um saco de confeitar e um bico redondo de 1,5cm de diâmetro, pingue a massa sobre assadeiras untadas com manteiga e farinha ou sobre tapetes de silicone. Por cima, salpique uma camada fina do craquelin de gergelim preto previamente reservado. Leve ao forno preaquecido a 170°C por 30 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.

creme de milho doce

Bata no liquidificador os 100 g de milho doce, coe e reserve. Num bowl, junte o ovo, as gemas, o amido, o açúcar, e o suco de milho doce coado, misture imediatamente com um fouet. Numa panela de inox, ferva o leite, despeje metade desse leite sobre a mistura do bowl, mexa bem e volte tudo para a panela. Em fogo médio, bata com o fouet por, pelo menos, 5 minutos. Despeje sobre uma assadeira e coloque uma camada defilme plástico sobre o creme e deixe esfriar na geladeira. Na batedeira, bata esse creme com a raquete até ele ganhar consistência lisa, reserve.

para servir

Coloque o creme de milho doce em um saco de confeitar com um bico de 0,5cm. Recheie as choux pela parte de baixo, onde ficou em contato direto com a assadeira. Sirva imediatamente ou mantenha refrigerado

rendimento 20 unidades médias; preparo 4 horas; execução moderada