Bebida

Degustamos cervejas envelhecidas em barris de Bourbon

(fotos: Felipe Gabriel/Ag. IstoÉ; lettering Cinthia Behr)

por Pedro Marques*

Usar barris para envelhecer cervejas não é exatamente uma novidade. Há geladas que descansam por períodos que variam de meses a anos em recipientes que anteriormente serviram de abrigo para cachaça, conhaque, vinho e uísque, por exemplo. Dentro dessa proposta, ganharam destaque recentemente (pelo menos no Brasil) rótulos envelhecidos em barris de bourbon, uísque norte-americano feito de milho, principalmente com a chegada ao País das cobiçadas garrafas de Bourbon County e KBS, produzidas respectivamente pelas cervejarias Goose Island e Founders, ambas dos Estados Unidos.

São cervejas especiais, que chegam em lotes reduzidos e, por isso, ideais para você abrir em momentos de comemoração. Infelizmente, nem todas são encontradas à venda facilmente — pode ser que você consiga comprá-las em empórios ou pedir para amigos que viajam ao exterior. De qualquer forma, elas devem voltar ao País no próximo ano, quando um novo lote for lançado. Por isso, vale a pena acompanhar as novidades cervejeiras no site da Menu e ficar sabendo quando elas forem lançadas por aqui — assim você não corre o risco de ficar sem a sua para uma próxima comemoração.

MENU 212 - MUNDO CERVEJA - DEGUSTAÇÃO

ENTENDA OS PONTOS

4,5 a 5 [ícone]
4 a 4,4 [excelente]
3 a 3,9 [de ótima qualidade]
2 ou 2,9 [boa cerveja]
1 ou 1,9 [cerveja com defeito ou mal acondicionada]

QUEM DEGUSTA

Beatriz Marques, Julia Reis, André Leme Cancegliero, David Michelson, Evandro Aguiar, Marcos Gonçalves, Pedro Marques e Roberto Fonseca

LOCAL DA PROVA 

Zucco

rua Haddock Lobo, 1416 – Jardins (veja no mapa)

(11) 3897-0666 – São Paulo – SP

zucco.com.br

 

*Degustação publicada na edição 212

**Todos as cervejas são compradas pela Menu e os preços podem ter sofrido alterações