Bebida

Descubra quais os itens essenciais para montar o bar em casa

Com estes itens, é possível montar um bar de respeito em casa (foto: Roberto Seba)

por Pedro Marques*

Equipamentos simples são suficientes para fazer drinque em casa. A seguir, confira uma lista com os itens básicos para o preparo de coqueteis, na opinião dos bartenders Marcelo Serrano, Kennedy Nascimento (Riviera Bar), Marcos Félix (Bar.) e Spencer Amereno Jr. (Frank Bar):

coqueteleira

Há diferentes modelos e tamanhos. As do tipo cobbler têm uma tampa e podem ter também um coador embutido, o que facilita o preparo de drinques com frutas.

copos e taças

Os baixos são usados em drinques como negroni e boulevardier, enquanto nos altos são servidos mojitos e gim-tônicas, por exemplo. Nas taças martíni e flûte também são servidas bebidas como cosmopolitan e bellini, respectivamente.

coador 

Há versões mais simples, usadas em cozinhas, até os chamados passadores, feitos para coar coquetéis com ingredientes mais grossos.

balde e pegador de gelo

Ao preparar vários drinques, é sempre bom ter à mão bastante gelo. Os baldes podem ser de diferentes materiais, mas os de metal conservam por mais tempo.

MENU 209 - BAR EM CASA

colher bailarina

Colher longa, de pelo menos 30 cm, para misturar bebidas. Algumas tem ponta arredondada, para amassar açúcar, ou um pequeno garfo, para espetar ingredientes.

dosador

O mais popular é o jigger, em forma de ampulheta, com um lado maior (equivale a uma dose) que o outro (meia dose).

macerador

De madeira ou metal, serve para amassar frutas e outros ingredientes. Dê preferência aos de haste mais longa e com a base grande para macerar.

mixing glass

Copo alto usado para gelar e misturar os coquetéis. Encha-o com cubos de gelo e adicione as bebidas. Use uma colher bailarina para mexer e despeje o drinque no copo.

* trecho de reportagem publicada na edição 209