Acontece

Festival gastronômico acontece em Tiradentes (MG)

Para comemorar a sua 20a edição, o evento irá homenagear a culinária de Minas Gerais (foto: divulgação)

da Redação da Menu 

Considerado um dos principais eventos gastronômicos do País, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece até domingo (27) na cidade do interior mineiro, chega a sua 20ª edição. E, para celebrar a data, o festival que faz parte da plataforma Fartura – Comidas do Brasil (expedição que percorreu todo o País mapeando a cadeia produtiva e registrando a cultura gastronômica de diversos Estados), terá uma programação dedicada a culinária de Minas Gerais. 

Entre as atrações, que se dividem entre a Praça da Rodoviária e a Praça SESC Campo da Vertentes, neste sábado (26) acontecerá a final do Concurso Queijo Minas Artesanal, que irá eleger os melhores queijos de regiões produtoras como Araxá, Canastra e Serra do Salitre.

Durante o evento, o público poderá acompanhar o preparo de diversas receitas no espaço Cozinha Ao Vivo Mesa Brasil. E os destaques ficam por conta do chef Rodolfo Mayer (Angatu – Tiradentes), que no sábado (26), às 14h30, ensina sua receita de arroz de pato; e a chef Tanea Romão (SP), que no mesmo dia, às 22h, irá preparar o porco do quintal (filé mignon suíno com redução de laranja com ora-pro-nóbis.

Já no espaço Cozinha ao Vivo, o público poderá assistir workshops como o do chef Fred Trindade (Trindade – BH), que no sábado (26), às 17h, ensinará a preparar o arroz de leitão; e a chef Talita Alento (Alento – BH), que no domingo (27), às 13h, irá ensinar a fazer o sorvete de arroz doce.

E no espaço Interativo, que reúne aulas práticas de culinária, os destaques ficam por conta do chef Carlos Bertolazzi (Zena Caffè – SP), que no sábado (26), às 16h, mostrará os usos do azeite na cozinha catalã; e do chef Rafael Pires (Pacco & Bacco – Tiradentes), que no domingo (27) ensinará a preparar o pastel de angu.

Desta vez, o espaço Restaurantes na Praça ficará por conta de chefs do Estado, como Flavio Trombino (Xapuri – BH), que traz sugestões como o vira-lata metido a besta (linguiça, cebola caramelizada
no vinagre de jabuticaba e rapadura, rúcula e mostarda, servido na baguete, R$ 28); e Djalma Victor (Osso – BH), que apresenta o arroz de rabada (R$ 40).

O evento tem ainda feira de produtores e diversas atrações musicais, entre as quais vale destacar a cantora Fernanda Takai, que se apresenta neste sábado (26), às 21h. Confira a programação completa em farturabrasil.folha.uol.com.br.