Acontece

Congresso reúne chefs latino-americanos em Buenos Aires

O chef Paulo Machado (com o microfone) é o único representante brasileiro de fórum dedicado à cozinha regional latino-americana (foto: divulgação)

da Redação da Menu 

Até quinta (31), acontece em Buenos Aires, na Argentina, a primeira edição do Foro de Alimentos y Cocinas Regionales de América, congresso dedicado a cozinha latino-americana, que é iniciativa do Ministério de Turismo da Argentina, da Universidad de San Martín de Porres, no Peru, do Conservatorio de la Cultura Gastronómica Mexicana, do México, e da Fundación ArgenInta.

O congresso reúne profissionais da gastronomia de diversos países latino-americanos, que tem o objetivo de discutir aspectos como a importância de se valorizar as tradições locais e as cadeias produtivas, assim como os papeis dos cidadãos e das instituições na preservação da identidade gastronômica de cada país.

O chef sul-mato-grossense e colunista da Menu, Paulo Machado, é o único representante brasileiro do fórum. E, nesta terça (30), ele participou da mesa-redonda Saberes y sabores en las cocinas de América (Saberes e Sabores das cozinhas da América, em tradução livre), que reuniu chefs como o argentino Germán Martitegui, do restaurante Tegui, que ocupa o nono lugar no Latin America’s 50 Best Restaurants, e o venezuelano Jaime Llanos González, coordenador da Fundación Cocina Amazónica VenezolanaO painel abordou aspectos como identidade de diferentes sistemas alimentares e o futuro das cozinhas regionais da América. “Eventos como este, que valorizam a cozinha regional, servem de divisor de águas para a gastronomia”, afirma Machado.

O congresso pode ser acompanhado ao vivo pelo site forodealimentosycocinasregionales.com.