Destaques-da-edicao

A Menu de outubro está nas bancas

(foto: Roberto Seba; produção: Ana Requião)

da Redação da Menu

Confira os destaques da edição deste mês:

* Capa

A reportagem de capa deste mês trata de um tema cada vez mais relevante no dia a dia dos cozinheiros: a sustentabilidade na cozinha. Conscientes de seu papel na cadeia produtiva, os chefs têm buscado formas de incentivar os pequenos produtores, de aproveitar os ingredientes da melhor forma possível, evitando assim o desperdício. E um dos chefs que encabeçam esse movimento é Alex Atala, que inaugurou recentemente o Bio, restaurante paulistano que tem a proposta de servir comida saudável e sustentável.

* Aperitivos

O episódio da apreensão de produtos sem Selo de Inspeção Federal, sofrida pela chef Roberta Sudbrack durante o Rock in Rio deste ano, acendeu um debate sobre o modo como a legislação brasileira trata o produtor artesanal. Confira essa e outras notícias da seção.

* Hotspot

Desta vez, a colunista Daniela Filomeno destaca os melhores endereços para se comer bem em Buenos Aires, como o La Brigada, especializado nas clássicas parrillas portenhas.

* Terra Estrangeira

Em sua coluna deste mês, o chef Paulo Machado conta como fez para adaptar receitas brasileiras ao kosher (leis alimentares do judaísmo), durante uma aula de cozinha brasileira em Tel-Aviv, Israel.

* Entrevista

À Menu, o chef Thomas Troisgros conta como tem sido encontrar seu próprio caminho na gastronomia e, ao mesmo tempo, seguir o legado de sua ilustre família de cozinheiros.

* Tendência

Fenômeno crescente pelo mundo afora, cada vez mais pessoas abrem suas casas pelo País para oferecer refeições compartilhadas. Conheça alguns cases de sucesso neste segmento, como o Jantar Secreto, projeto comandado pelo chef Gustavo Rigueiral e pela jornalista Larissa Januário.

* Romeu e Julieta

Desta vez, o casal anônimo de críticos da Menu esteve no Evvai, instalado no mesmo endereço do extinto restaurante do chef italiano Salvatore Loi, e comandado por Luiz Felipe Souza, o ex-subchef do italiano.

* Café com letras

A colunista Cristiana Couto destaca o livro A Fisiologia do Gosto, obra-prima de Brillat-Savarin (1755-1826) que ganhou nova edição pelo selo Companhia de Mesa. Confira essa e outras notícias da seção.

* Saca-rolha

Conhecida pela produção dos Vinhos Verdes, a Aveleda acaba de adquirir a Quinta Vale Dona Maria, no Douro. Confira essa e outras notícias da seção.

* Argentina

Conheça o trabalho da enóloga Estela Perinetti com pequenos produtores da Argentina, que produzem vinhos repletos de personalidade.

* Feira

Promovida pelo casal Lis Cereja e Ramatis Russo, da Enoteca Saint Vin Saint, em São Paulo, a feira Naturebas chega à quinta edição mostrando que há espaço para os vinhos orgânicos e biodinâmicos.

* Degustação

Os tintos elaborados na Sicília, sul da Itália, foram tema da degustação deste mês.

* Quiz

Teste os seus conhecimentos sobre os vinhos da Sicília.

* Cerveja

Versões brasileiras de cervejas de estilos consagrados lá fora formaram o painel deste mês.

* Colarinho

Neste mês, o colunista Roberto Fonseca faz uma reflexão sobre os taprooms. Embora estes espaços pertençam às cervejarias, os preços dos chopes não são tão competitivos em comparação aos bares.

* Em alta

Bebidas saudáveis como kombucha, switchel e refrigerantes orgânicos ganham espaço no mercado.

* Baixa gastronomia

Com a chegada da primavera, drinques mais leves ganham espaço na carta de bares paulistanos. Confira esta e outras notícias da seção.

* A coqueteleira

Desta vez, a colunista Néli Pereira fala sobre os amaros, bebidas à base de ervas, cascas e raízes, que estão chegando com tudo ao País.

* Eu Gosto

Sócio de restaurante, o ator Malvino Salvador fala sobre a sua relação com a mesa.