Cultura

Palestras sobre alimentação acontecem no SESC-SP

O projeto, que acontece nas unidades paulistas do SESC, tem o objetivo de incentivar a população a seguir uma alimentação mais equilibrada e sustentável (foto: divulgação)

da Redação da Menu 

A questão da sustentabilidade tem despertado, cada vez mais, a atenção dos profissionais de cozinha (leia mais na edição deste mês de Menu). Mas também há iniciativas voltadas para a conscientização do público final. E a mais recente delas é o Experimenta! – Comida, saúde e cultura, projeto do Sesc São Paulo que tem o objetivo de incentivar a população a seguir uma alimentação mais equilibrada e sustentável. O evento, que acontece durante o mês de outubro, traz uma programação com mais de 250 atividades sobre o tema, que ocorrem nas unidades do Sesc por todo o Estado, e que foram divididas em eixos como: Se está na época, tem na feira; Aqui se planta, aqui se come diversidade; e Comer é cultura.

Um dos destaques da programação é a ala dedicada às pancs (plantas alimentícias não-convencionais, que brotam de forma espontânea e têm grande potencial alimentar), que começa nesta quinta (5) no Sesc Pompéia. A partir das 19h, o agrônomo Nuno Madeira (RJ), ministrará a palestra Hortaliças Tradicionais: antigos saberes e sabores, novas oportunidades.

Entre os destaques da programação: dia 11, às 19h, a chef Mara Salles (Tordesilhas – SP) falará sobre suas memórias de infância e a introdução destas plantas no menu de seu restaurante na palestra Panc do passado, um gosto do futuro; no dia 26, às 19h, o biólogo Valdely Kinupp (AM) fala sobre a sua pesquisa com as pancs na palestra Um Mundo de Alimentos Desconhecidos; e no dia 31, às 19h, o chef Eudes Assis (Taioba Gastronomia – São Sebastião – SP) fala sobre a panc que dá nome ao seu restaurante na palestra Taioba, planta de sustento; 

As atividades são gratuitas e, para participar, basta retirar ingresso uma hora antes do evento. Confira a programação completa aqui .

 

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura

data 5 de outubro a 1º de novembro

ingresso grátis (retirar uma hora antes de cada evento)

SESC Pompéia 

rua Clélia, 93 – Pompéia (veja no mapa)

(11) 3871-7700 – São Paulo – SP

SESC São Paulo 

sescsp.org.br