Bebida

Semana Internacional do Café acontece em BH

O café sob o aspecto científico é protagonista do evento, que acontece na capital mineira (foto: divulgação)

por Cristiana Couto* 

O conhecimento científico em torno do café ganha expressão na 5ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece de 25 a 27 de outubro, no Expominas, na capital mineira. Um dos destaques do maior evento de grãos especiais do País é a presença de Aaron Davis, do prestigiado Kew Royal Botanic Gardens, de Londres (Inglaterra). Chefe de pesquisas em café do Kew, Davis coordenou estudos que revelaram o impacto das mudanças climáticas sobre a produção do arábica em seu berço de origem, a Etiópia. De acordo com a pesquisa do instituto britânico – publicada em 2012 e que será o eixo de sua palestra “Mudanças Climáticas e o Impacto no Café” no dia 26, dentro da 4ª edição do Fórum de Agricultura Sustentável –, a área de produção do arábica selvagem na Etiópia seria reduzida em 85% até 2080, diminuindo drasticamente a variabilidade genética da espécie.

Outro destaque da feira é a pesquisa Coffee Sensorium, conduzida pela bióloga Fabiana Carvalho. Com a ajuda dos espectadores que se dispuserem a participar do experimento, Fabiana pretende recolher dados para sua pesquisa de pós-doutorado, que busca compreender como elementos externos interferem na percepção de sabor do café. “Isso já foi feito em vinhos, cerveja e uísque, mas não no café”, explica ela, que é doutora em psicobiologia.

A feira também programa atividades que se tornaram marca registrada. Uma delas é o seminário internacional DNA Café, que reúne atores da cadeia para debater questões do mercado mundial do grão. Uma das presenças confirmadas é a do diretor-executivo da SCA (Specialty Coffee Association) na Europa, David Veal, que discutirá as tendências do mercado de cafés especiais no continente. No último dia do evento acontece também a 2ª edição do simpósio Re:verb, uma parceria com a World Coffee Events (braço da SCA), que terá a torra como tema. Outras atividades que valem ser conferidas é a segunda edição da Copa Barista, ágil e divertida competição que premia os melhores profissionais brasileiros no preparo da bebida; a feira Espaço Café Brasil, com 180 marcas expositoras do setor; e a primeira edição do Espresso Design, exposição de embalagens de cafés nacionais que elegerá as dez melhores do País.

Semana Internacional do Café 

data 25 a 27 de outubro (quarta a sexta)

horário 11h às 20h

Expominas 

avenida Amazonas, 6030 – Gameleira (veja no mapa)

Belo Horizonte – MG

semanainternacionaldocafe.com.br

* Texto publicado na coluna Café com Letras, da edição 221