Cultura

Marcio Atalla é adepto da alimentação inteligente

“Às vezes, como um docinho também, mas um pedaço, não a travessa inteira”, diz o treinador (foto: divulgação)

por Cintia Oliveira* 

Conhecido pelo quadro Medida Certa, exibido no programa Fantástico (Rede Globo), no qual promove uma mudança de estilo de vida combinando rotina de exercícios e alimentação saudável, o treinador Marcio Atalla ajudou personalidades como o jornalista Zeca Camargo, a cantora Gaby Amarantos e o jogador Ronaldo a perderem peso.

Mas, diferentemente do que se imagina, ele não é extremista quando o assunto é comida. Pelo contrário: em vez de seguir uma dieta restritiva, ele prefere manter uma alimentação inteligente – como costuma dizer –, na qual tudo é permitido, desde que seja na medida certa, como conta na entrevista a seguir:

Desde sempre você mantém uma alimentação saudável ou já teve uma fase mais junkie food?

Eu sempre comi de tudo. É claro que tento fazer boas escolhas na maior parte do tempo, mas nunca cortei alimentos da minha dieta. A melhor dica, que sigo até hoje, é da minha avó: saia da mesa quando estiver quase satisfeito, quando achar que ainda caberia mais uma ou duas garfadas, não espere ficar saciado.

Como é a sua alimentação do dia a dia?

Nunca deixo de colocar no meu prato salada, arroz e feijão. Aí, depois, escolho uma fonte de proteína, e procuro comer frutas apos o almoço. Às vezes, como um docinho também, mas um pedaço, não a travessa inteira.

Tem algum prato que te faz escapar da dieta?

Eu não faço dieta, por isso não escapo nunca (risos)! A minha dica é básica: procure consumir alimentos mais naturais e menos processados.

Como é possível manter uma alimentação equilibrada sem neuras?

Ter uma boa relação com a comida, não odiar o que come e, sobretudo, manter-se fisicamente ativo. A alimentação não apenas faz parte da nossa vida, ela é condição de sobrevivência, então, comamos com prazer, equilíbrio e parcimônia. Sem privações, obsessões, ou compulsões.

O que você acha desse modismo em torno da alimentação saudável?

Existe de tudo: pessoas preocupadas com a estética, com a saúde, pessoas que se preocupam com o meio ambiente e mudam seus hábitos alimentares. Enfim, se for uma mudança pra melhor, que traga saúde, é sempre válida.

* Entrevista publicada na seção Eu Gosto, da edição 217