Acontece

Gastronomia brasileira é homenageada no Carnaval do Rio

Desfile de 2017 da União da Ilha do Governador na Sapucaí. Neste ano, a escola mostrará os hábitos alimentares brasileiros na avenida (foto: divulgação/ Marcello Dias)

por Beatriz Marques

A Sapucaí terá um gostinho diferente no Carnaval deste ano. A escola de samba União da Ilha do Governador escolheu a gastronomia nacional para dar vida ao enredo “Brasil Bom de Boca”, que será apresentado durante desfile do grupo especial carioca, no dia 12 de fevereiro.

Serão 29 alas com a participação de 3.800 componentes que se fantasiarão de acordo com temas como frutas brasileiras (com destaque para o cacau), pimentas, cozinha nordestina e do norte do País – todos definidos pelo carnavalesco Severo Luzardo. “Falaremos também dos locais sagrados do ‘comer brasileiro’, que são os mercados, as feiras livres, os botequins. Isso é tão a cara de nossa população e é esse caminho bem brasileiro, dinâmico, que nós queremos passar no próximo carnaval”, avisa Luzardo.

E como não poderia faltar chef na avenida, o carnavalesco convidou a carioca Flávia Quaresma para coordenar a comitiva de cozinheiros. “Sempre curti o Carnaval e mergulhei de cabeça na ideia”, conta ela. Ao total, 75 chefs já confirmaram presença, que estarão divididos em dois carros: o que homenageia o cacau e o que representa um grande botequim, onde também desfilará a velha guarda da escola. Entre os nomes já confirmados estão Claude Troisgros e Laurent Suaudeau (como grandes homenageados), Paulo Machado (colunista da Menu), Onildo Rocha, Ana Luiza Trajano, César Santos, Roberta Sudbrack, Daniela Martins e Katia Barbosa. Mas Flávia avisa: “O Carnaval consegue juntar todas as classes sociais e isso foi uma preocupação grande para selecionar o grupo de chefs. Por isso, não queria só estrelado. Vamos ter chefs de comida de rua do Rio, por exemplo, com tanto (ou até mais) destaque no desfile.”

Uma das fantasias da União da Ilha será dedicada ao cacau (foto: divulgação)

O tema, inédito entre as escolas de samba cariocas, veio em um momento especial para a gastronomia nacional, principalmente para o Rio de Janeiro, como ressalta Flávia. “Tivemos um ano (2017) extremamente difícil, quando só se falou mal do Rio por vários motivos. O Carnaval é um momento de alegria e ter esse holofote voltado para a nossa gastronomia é extremamente importante. Vamos começar 2018 lindamente, celebrando a gastronomia na avenida.”

A chef Flavia Quaresma durante ensaio (foto: divulgação)

Quem quiser sentir o gostinho do samba, dá para participar dos ensaios que acontecem aos sábados, às 23h, na quadra da escola (R$ 20 a entrada). E às quartas-feiras, às 21h, são feitos os ensaios de rua – a concentração é no Posto Ilha, na Estrada do Galeão, em direção à quadra.

 

Escola de Samba União da Ilha do Governador

estrada do Galeão, 322 – Cacuia (Ilha do Governador) (veja no mapa)

(21) 3396-8169 – Rio de Janeiro – RJ

gresuniaodailha.com.br