Acontece

Pela primeira vez em Belém, festival Fartura celebra a cozinha paraense

Desta vez, o evento acontece na capital paraense e a programação conta com diversos chefs locais (foto: divulgação)

da Redação da Menu 

Neste sábado (27) e domingo (28), acontece na Estação das Docas, em Belém (PA), mais uma edição do festival Fartura Gastronomia, que reúne chefs de diversos cantos do País, que irão oferecer ao público um cardápio recheado de pratos, assim como palestras e workshops dedicados à gastronomia. Esta é a primeira vez que o evento acontece na capital paraense.

A programação gastronômica reúne diversos estabelecimentos, que oferecem uma seleção de pratos como o hot-dog de maniçoba com mostarda de tucupi, do Old School Gastropub (PA), o vatapá de sururu com paçoca de carne-de-sol do chef Leo Gonçalves (CE), a galinha com canela e arroz de quiabos, da chef Mônica Rangel (RJ) e o porquinho com feijão tropeiro paraense, do chef e vencedor do Masterchef Brasil Profissionais, Pablo Oazen (MG)

Entre as palestras, vale destacar: neste sábado (27), às 14h, o chef Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Bosque, de Belém (PA), fala sobre o uso de ingredientes amazônicos em outras cozinhas; e às 19h15 a pesquisadora Neide Rigo (SP) fala sobre hortas comunitárias. Já no domingo (28), às 13h30, as chefs Morena Leite, dos restaurantes Capim Santo e Santinho (SP), e Jussara Lunas (PA) falam sobre a inclusão social através da gastronomia; e às 16h30, o chef Bruno Ferreira (PA), fala sobre as Pancs (plantas alimentícias não-convencionais).

Durante o evento, o público poderá acompanhar o preparo de alguns pratos no espaço Cozinha Ao Vivo Ver-o-Peso – ala do evento criada para homenagear o festival gastronômico Ver-o-Peso -, um dos mais importantes da região, que foi cancelado no ano passado após 15 anos, por falta de patrocínio (entenda o caso aqui).

Neste sábado (27), às 13h, a boieira do Ver-o-Peso, Eliana Ferreira, ensina a preparar a paella cabocla; às 19h30 os chefs Ilca do Carmo e Paulo Anijar, do restaurante Santa Chicória (PA); no domingo (28), às 16h30, a chef Bel Coelho (SP) ensina a preparar a brandade de pirarucu seco.

O evento terá ainda feira de produtores locais, apresentações musicais e muitas outras atrações. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos pelo site Sympla.

Festival Fartura

data 27 2 28 de janeiro (sábado e domingo)

horário 12h às 22h (sábado); 12h às 20h (domingo)

ingresso R$ 15

Estação das Docas

avenida Bouvelard Castilho, s/n – Campina (veja no mapa)

Belém – PA

farturabrasil.com.br