Bebida

Jogador de futebol investe na importação de vinhos

Depois de jogar no Cruzeiro, Jussiê Vieira fez carreira no Bordeaux e, lá, se apaixonou pelos vinhos (foto: divulgação)

por Suzana Barelli

O convite para passar uma semana no Rio de Janeiro soou como música para dez produtores franceses. E não produtores quaisquer: eram Eric Rousseau, da domaine Armand Rousseau; Alec Seysses, da Dujac; Jean Claude Ramonet, da domaine Ramonet; Céline Fontaine Gagnard, da domaine Fontaine Gagnard, para citar apenas alguns. E este encontro descompromissado entre vinhos (muitos vinhos), vôlei e futebol de praia, menus degustação, samba e alguns mergulhos no mar marcou o lançamento da importadora Juss-Millesimes. O nome é uma referência ao apelido do jogador de futebol Jussiê Vieira, capixaba que depois de jogar no Cruzeiro fez carreira no Bordeaux. Já nas primeiras concentrações, antes dos jogos, o atleta descobriu não apenas que gostava de vinhos como que, na França, esta bebida é considerada como alimento e pode ser consumida na véspera do jogo. “Em pequenas doses”, friza ele.

Não demorou para Jussiê começar a entender de brancos e tintos, visitar diversos chateaux e descobrir que gosta muito dos vinhos da Borgonha (mesmo jogando no Bordeaux). Quando chegou a hora de se aposentar do esporte, ele decidiu transformar a paixão em negócios. Montou um bom portfolio, focado principalmente na Borgonha, e contou com a parceira com a Diva Beaune, uma das maiores empresas francesas de vinho, que o ajuda a encontrar produtores. Resultado: conseguiu formar um time de respeito. Entre as vinícolas estão as domaines Armand Rousseau, Dujac, Ramonet, Duroche.

A ideia do ex-jogador é focar no consumidor final, ter preços competitivos – os valores das garrafas ainda não foram divulgados, mas as estimativas vão nesta direção. Jussiê estima que os preços devem começar em R$ 100. Seu site (juss-millesimes.com.br) entra no ar em março, quando o primeiro container de vinhos deve estar liberado. A operação é organizada por Raphael Malago, que tem experiência na área.

Veja também: