Destaques-da-edicao

A Menu de fevereiro está nas bancas

(foto: Roberto Seba; produção: Florise Oliveira)

da Redação da Menu

Confira os destaques da edição de fevereiro/março da Menu:

* Capa

A reportagem de capa desta edição aborda o universo dos defumados. A técnica milenar, que consiste em deixar um determinado ingrediente exposto à fumaça durante longos períodos de tempo, tem sido redescoberta por chefs brasileiros. Confira algumas dicas como defumar em casa e receitas do chef Rene Aduan Jr.

* Aperitivos

O seminário Fru.to, realizado pelo chef Alex Atala e pelo produtor cultural Felipe Ribenboim em janeiro, na capital paulista, reuniu especialistas para falar sobre o futuro da alimentação. Confira essa e outras notícias da seção.

* Hotspot

Desta vez, a colunista Daniela Filomeno indica quais são os melhores lugares para se comer e beber em Moscou, que será palco da próxima Copa do Mundo.

* Homenagem

O renomado chef Paul Bocuse, que faleceu no mês passado aos 91 anos, deixou legado inestimável para a gastronomia mundial. Confira relatos dos chefs franceses Laurent Suaudeau e Claude Troisgros, que trabalharam com Bocuse.

* Menu Brasil

Manaus (AM) recebe chefs de todo País para a segunda edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa).

* Terra Estrangeira

A coluna do Paulo Machado entra em nova fase. E, a partir de agora, vai abordar pratos e ingredientes brasileiros pouco conhecidos por nós. É o caso do pau-a-pique, variação do beiju que é típico de Pirenópolis (GO).

* Menu Artesanal

O chef Sauro Scarabotta, do paulistano Friccó, produz embutidos artesanais na adega de seu restaurante.

* Comportamento

A reportagem fala sobre como o crescimento do veganismo no mundo se reflete na gastronomia. Seja nas gôndolas ou nos restaurantes, cada vez mais é possível encontrar produtos e receitas que não usam absolutamente nada de origem animal. Confira as receitas da chef e apresentadora do programa Cozinha.Org, do GNT, Tati Lund.

* Por aí

Localizado no recém-inaugurado Hotel Fasano Angra dos Reis (RJ), o Crudo é o novo restaurante do grupo comandado pelo restaurateur Rogério Fasano. Comandado pelo chef Pedro Franco, e com a consultoria do chef Luca Gozzani (Fasano São Paulo), o Crudo tem o cardápio inspirado nos restaurantes italianos de praia.

* Romeu e Julieta

Desta vez, o casal anônimo de críticos da Menu esteve no Nagairô by GSH, restaurante japonês instalado no estádio Allianz Parque, com vista para o campo.

* Café com Letras

Neste mês, a colunista Cristiana Couto destaca o café Bourbon Amarelo, da Fazenda Bom Jardim, em Patrocínio (MG), que venceu o Cup of Excelence, um dos concursos de grãos especiais mais importantes do mundo. Confira essa e outras notícias da seção.

* Saca-rolha

A enóloga Isabel Guilisasti, da Don Melchor (vinho premium da Concha Y Toro), defende o cultivo orgânico e batalha para ter uma presença feminina maior no grupo. Confira essa e outras notícias da seção.

* Brasil

O enólogo francês Pascal Marty, que é consultor da Peterlongo, acredita na qualidade do vinho brasileiro.

* Degustação

Desta vez, o painel reuniu 12 espumantes rosados, que tem tudo a ver com o verão.

* Portugal

Conhecida como o berço da touriga nacional, a região do Dão é redescoberta por enólogos como o português Carlos Lucas.

* Quiz

Teste os seus conhecimentos sobre os espumantes rosados.

* Cerveja

A degustação deste mês reuniu as geladas lançadas no início do ano.

* Colarinho

Desta vez, o colunista Roberto Fonseca faz uma reflexão sobre o extremismo cervejeiro, que estão no excesso de acidez, doçura e madeira das cervejas especiais.

* Tendência

Impulsionado pelo crescimento da coquetelaria no País, a oferta de gins nacionais e importados é cada vez maior no País. Confira a prova às cegas de 12 rótulos.

* A coqueteleira

Desta vez, a colunista Néli Pereira fala sobre o preconceito em torno dos “drinques de mulher”. Confira essa e outras notícias da seção.

* Eu Gosto

O skatista Bob Burnquist abre no Rio o Spotlab, espaço dedicado ao skate e aos hambúrgueres.