Acontece

Feira gastronômica Sirha acontece em São Paulo

As competições de culinária e de confeitaria dão o tom da feira gastronômica, que acontece em São Paulo (foto: divulgação)

da Redação da Menu 

Começa nesta quarta (14), no São Paulo Expo, mais uma edição do Sirha, feira de gastronomia e hotelaria com sede em Lyon, na França, que é considerada uma das mais importantes do mundo no setor. A expectativa da feira, que conta com 250 expositores, é atrair cerca de 15 mil visitantes. Esta será a terceira edição do evento no País, e a primeira na capital paulista – as duas anteriores foram no Rio de Janeiro.

O ponto alto do Sirha são as competições de culinária que acontecem nos três dias de evento. Nesta quarta (14) acontece o Talentos do Gelato, disputa exclusiva da edição brasileira do evento, em que quatro duplas irão competir com receitas à base de sorvete. No dia seguinte (15), é a vez da final brasileira da Coupe du Monde de la Pâtisserie – competição de confeitaria.

E, no último dia de evento, acontece o Bocuse D’Or, concurso de culinária de jovens chefs. A atração fica por conta do chef Daniel Boulud, que veio de Nova York (EUA), para ser o presidente de honra do júri, formado por chefs como Helena Rizzo, Felipe Bronze e Emmanuel Bassoleil. Os vencedores das competições de confeitaria e de cozinha irão disputar a seletiva latino-americana Copa Maya, no México, que é o passaporte para disputar o mundial, que acontecerá em 2019, no Sirha em Lyon, na França.

O chef Daniel Boulud veio de Nova York para ser presidente de honra do júri do Bocuse d’Or (foto: divulgação)

O Sirha traz, ainda, uma programação repleta de palestras. Os destaques ficam por conta do Seminário Senac de Gastronomia Saberes e Sabores, que terá como foco o uso da gastronomia brasileira como alavanca para o crescimento da hotelaria no Brasil. Entre as atrações do espaço, destaque para a palestra “Conexão do homem com a natureza”, em que a jornalista Ailin Aleixo abordará a gastronomia sobre o ponto de vista da sustentabilidade, na quinta (15), às 14h; e o bate-papo “Valorização dos sabores e saberes da Mantiqueira”, em que os docentes do Centro Universitário Senac em Campos do Jordão Vitor Pompeu, Ricardo Barbosa e Vitor Rabelo, falam sobre projeto Sabores da Mantiqueira, na sexta (16), às 14h.

Já no Lounge do Conhecimento, comandado pelo Sebrae, irão acontecer uma série de painéis dedicados ao terroir brasileiro. O destaque da programação fica por conta do bate-papo “Aromas, sabores, origem e indicação geográfica”, que acontece nesta quarta (14) e que contará com a participação de João Veloso (Embrapa Aromas e Sabores), Ronaldo Toppel Filho (Associação dos Amigos da Erva Mate de São Mateus), Hulda Oliveira Giesbrecht (Sebrae Nacional), e chef e colunista da Menu, Paulo Machado. Outro destaque é o painel “Modelos inovadores de negócio no setor de alimentação”, que acontece na sexta (16), às 18h15 e terá a participação de Bianca Esperidião (Sebrae – SE), Priscila Sabará (FoodPass), e os chefs Rô Gouvea e Marcos Levi (Veríssimo e Quintana).

Cerimônia de abertura do evento (foto: divulgação)

E, pela primeira vez, o evento abrigará o Bar Sirha, espaço que tem a curadoria da beer sommelière Carolina Oda e que terá como foco as bebidas. Na programação, os destaques ficam por conta das palestras: “Ervas e infusões brasileiras: das garrafadas aos coquetéis apotecários”, que a colunista da Menu, Néli Pereira, realiza nesta quarta (14), às 14h30; “Quem quer ter um bar? “Bartending e seu grande mercado de oportunidades”, ministrada pelo bartender Márcio Silva (Guilhotina – SP) nesta quinta (15), às 15h; e “Omotenashi: hospitalidade japonesa aplicada ao sakê, que a especialista em saquê, Yasmin Yonashiro, ministra nesta sexta (16), às 13h.

A edição brasileira do Sirha termina nesta sexta (16). Para estudantes e profissionais do ramo, as inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo próprio site do Sirha.

 

Sirha São Paulo

data 14 a 16 de março

horário 11h às 20h

rodovia dos Imigrantes, km 1,5 (Pavilhão 4 do São Paulo Expo) – Vila Água Funda (veja no mapa)

São Paulo – SP

sirha-saopaulo.com