Bebida

Serena Sutcliffe é referência em leilões de vinho

Inglesa teve importante papel na prospecção de vinhos antigos e na divulgação dos grandes leilões (foto: divulgação)

por Suzana Barelli

A inglesa Serena Sutcliffe é a presidente honorária da Sotheby’s Wine, a divisão de vinhos da mais famosa empresa de leilões do mundo, com sede em Londres, Inglaterra. Ela chegou à Sotheby’s em 1991, depois de uma sólida carreira no mundo do vinho. Em 1976, ela se tornou a segunda mulher a conquistar o cobiçado título de Master of Wine; e, nos anos seguintes, escreveu diversos livros sobre este tema. Na década de 1990, ela presidiu o Instituto de Master of Wine e, desde 1993, é membra da Academia Internacional do Vinho.

Na Sotheby’s, ela trouxe maior credibilidade ao departamento de vinhos, que presidiu por 25 anos. Teve um papel relevante na prospecção de garrafas antigas para serem leiloadas até na divulgação dos grandes leilões. Visitou o Brasil algumas vezes, a última em setembro do ano passado para divulgar um leilão com rótulos do Cheval Blanc e do Château D’Yquem, de 1947 a 2000. Na ocasião, disse apostar no potencial do mercado brasileiro para o consumo de vinhos finos.

A sua importância pode ser medida pelos títulos com que Serena foi agraciada neste período. Em 1988, ela se tornou Chevalier dans l”Ordre des Arts et des Lettres, conferido pelo governo francês. Em 2006, o mesmo país a condecorou com o título de Chevalier dans l’Ordre National de la Légion d’Honneur, por seu trabalho para promover e vender os vinhos franceses. Ela foi a primeira pessoa do mercado inglês a receber esta condecoração.