Bebida

Os novos projetos da Vino Beato

Comandada pelos sommeliers Manoel Beato e Juliana Carani, a aula irá abordar os aspectos bioquímicos dos vinhos e a sua relação com as características olfativas e gustativas da bebida (foto: divulgação)

por Suzana Barelli

O casal de sommeliers Juliana Carani e Manoel Beato se propõe a explicar um pouco mais dos taninos, polifenois e demais aspectos bioquímicos dos vinhos e a sua relação com as características olfativas e gustativas da bebida. A aula, seguida de exercícios práticos de harmonização, com a degustação de cinco pratos e vinhos, é o tema do terceiro curso da Vino Beato, parceria dos dois sommeliers, que acontece neste sábado (28), no restaurante Parigi, em São Paulo.

Formada em biologia, Juliana diz que a ideia é mostrar a importância destes componentes para a melhor degustação de um vinho. Não será uma aula teórica, mas uma maneira de mostrar o vinho sobre outros prismas. E eles são muitos. Os dois primeiros cursos da Vino Beato foram sobre champanhe e sobre os vinhos franceses. “O Vino Beato envolve os temas que a gente gosta”, define Beato.

Principal sommelier do grupo Fasano, Beato é o responsável pelas cartas de vinho dos 18 restaurante do grupo de alta gastronomia. E também trabalha no serviço do vinho do Fasano, todas as noites. Nas horas vagas, Beato vem tocando diversos projetos, agrupados no Vino Beato. O leque de serviços é amplo: tem workshops, como o deste sábado; o projeto Adega Musical, que chegou a ser um programa de rádio, no passado, e a Bodega do Beato, um bar de vinhos para eventos. O próximo passo deve ser um canal no YouTube, com roteiros de viagem. Além disso, o sommelier tem um clube de vinhos, em parceria com a Clarets, no qual ele seleciona os brancos e tintos que gosta e a importadora traz para o Brasil. “São vinhos do meu coração, nem sempre disponíveis no Brasil”, afirma ele.

Mais informações pelo e-mail vinhagemsp@gmail.com.

Workshop sobre os aspectos bioquímicos do vinho e a harmonização

data 28 de abril (sábado)

horário 10h às 13 h

preço R$ 400

Parigi

rua Amauri, 275 – Itaim Bibi (veja no mapa)

(11) 3896-4000 – São Paulo

instagram.com/vinobeato