Coluna

Restaurantes asiáticos são destaque em Sydney

Ostras e vinho locais no Icebergs (fotos: divulgação)

por Daniela Filomeno*

A culinária asiática tem forte presença em Sydney. O Tetsuya’s recria pratos japoneses com técnica francesa – criatividade e precisão colocaram o chef Tetsuya Wakuda entre os mais aclamados da Austrália. Em um menu degustação de dez pratos (AU$ 230**), é possível comer a truta da Tasmânia e o tooth fish, pescado em águas profundas da Antártica, apenas um mês por ano. Também não deixe de ir ao Mr. Wongs, melhor chinês da cidade, e pedir o tradicional pato de pequim (AU$ 74). Outra boa pedida é o Cafe Sydney, no topo do Customs House, em Circular Quay. Fique na varanda, de frente para a Harbour Bridge, e saboreie o tandoori roasted king salmon (AU$ 39), salmão ao estilo indiano com iogurte de menta, purê apimentado de abóbora e milho carbonizado. E, se estiver em Bondi Beach, vá ao Icebergs Dining Room no almoço. Com cardápio mediterrâneo, tem ostras frescas locais (AU$ 6 cada), ideais para acompanhar um bom vinho branco australiano e aproveitar o movimento das ondas (e os surfistas tentando se equilibrar nelas)…

Para começar o dia…

Ovos beneditinos, do Burnt Orange

Entre os hábitos herdados da Inglaterra, o brunch faz sucesso em toda a Austrália. Em Sydney, vale provar os ovos beneditinos (ovo pochê, salmão defumado, molho holandês e brioche, AU$ 22) do Burnt Orange, charmoso café em uma antiga mansão, em Mosman; e o banana bread com queijo mascarpone e manteiga (AU$ 12) do novo e já badalado Boathouse, em Shelly Beach.

…e para terminar

Os irresistíveis drinques do The Clock

 

Tomar drinque nos diversos pubs da Austrália é outro costume vindo dos ingleses. O The Clock, em Surry Hills, oferece coquetéis refrescantes, como o raspberry rose fizz (AU$ 18), com gim, framboesa, limão, clara de ovo, soda e “spray” de rosa. Já o The Oaks, em Neutral Bay, é um dos bares mais emblemáticos da cidade, a dez minutos da Harbour Bridge. Além de drinques, oferece cervejas artesanais e pratos típicos, como a torta de carne e cogumelos com purê de ervilhas (AU$ 23). Um dos mais antigos de Sydney, o Australian Hotel comemora 100 anos e é uma boa oportunidade para quem quiser experimentar a pizza de canguru (AU$ 22, a pequena): a carne vem marinada na pimenta, com azeitonas, cebola caramelizada, cogumelos e queijo feta.

* Texto publicado na coluna Hotspot, da edição 216 (maio/2017) 

** E os preços podem ter sofrido alterações