Acontece

Festival Ver-o-Peso acontece em Belém (PA)

Festival, batizado com o nome de icônico mercado paraense (foto), chega a sua 15a edição (foto: divulgação)

da Redação da Menu 

Começa nesta quinta (31), em Belém (PA), mais uma edição do Festival Ver-o-Peso. Iniciativa do Instituto Paulo Martins, que é considerado um dos festivais gastronômicos mais importantes da Amazônia, está de volta após um ano de hiato por conta da falta de patrocínio (leia mais aqui).

Em cartaz no Boulevard Shopping, o Festival Ver-o-Peso reúne eventos, feirinhas gastronômicas e aulas de culinária. Os destaques da programação ficam por conta de chef Marcos Livi (Quintana – SP), que comanda uma aula nesta quinta (31), às 19h, sobre os bolichos – vendas ou armazéns típicos do sul do País; do chef Onildo Rocha (Roccia – PB), que aborda a cozinha sertaneja moderna na sexta (1º), às 16h30; e da chef Daniela Martins (Lá em Casa- PA), que mostra o potencial da castanha-do-Pará neste sábado (2), às 16h30. Já no dia 2, às 19h, o pesquisador espanhol Pere Castels, que é coordenador do projeto Bullipedia – enciclopédia gastronômica do chef Ferran Adrià -, e irá abordar a cozinha do futuro.

Além das aulas de culinária, o festival reúne diversas atrações. Na sexta (1º), das 11h às 15h, acontece o Chefs no Shopping, feirinha gastronômica na qual chefs locais apresentam uma seleção de comidinhas. Já no sábado (2), das 11h às 15h e das 18h às 22h, acontece o Mercado de Boieiras, evento no qual  mulheres que preparam as refeições no Mercado Ver-o-Peso se unem aos chefs convidados do evento, que criarão um acompanhamento para os seus pratos. E, paralelamente ao festival, acontece uma feirinha na qual produtores comercializam ingredientes e produtos regionais até domingo (3).

Os ingressos, que variam de R$ 10 (o evento Chefs no Shopping) a R$ 90 (aulas de culinária), e estão à venda pelo Sympla.

 

15º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

data 31 de maio a 3 de junho

av. Visc. de Souza Franco, 776 (Boulevard Shopping) – Reduto (veja no mapa)

Belém – PA

veropesodacozinhaparaense.com.br