Coluna

Do fondue ao chocolate quente, Genebra reúne deliciosas atrações

Fondue de queijo gruyère é pedida do Auberge de Saviése (fotos: divulgação)

por Daniela Filomeno*

A (alta) qualidade de vida em Genebra também reflete na sua gastronomia. Há diversos restaurantes estrelados, muitos pequenos e simpáticos, e outros cantinhos charmosos, ideais para uma boa fondue ou um chocolate quente, símbolos da cozinha suíça. Para mergulhar nesse clima, o Auberge de Saviése é muito frequentado por locais. Além da tradicional e saborosa fondue de queijo gruyère (CHF$ 24**), o chef Mathias Bigot desenvolveu uma versão sem lactose de queijo de cabra, com técnica que deixa a textura perfeita (CHF$ 29).

A mesa mais disputada

O restaurante francês La Chat Bottè é considerado um dos mais requintados da cidade

No tradicional e mais antigo hotel da cidade, o Beau Rivage, o La Chat Bottè é um premiado francês com toque mediterrâneo. O mais requintado restaurante de Genebra quebra sua formalidade com garçons atenciosos e eficientes. Aliás, serviço impecável parece palavra de ordem na cidade. Entre as delícias do menu degustação (CHF$ 120, três pratos, e CHF$ 150, com quatro) estão os dublin prawns in kadaïf, lagostins crocantes enrolados com uma massa bem fina, com um molho cítrico a base de limões variados e laranja, mais tomate seco.

Um pedaço da ásia

Dim sum do Tsé Fung

Para os amantes da culinária asiática, são três as opções imperdíveis na cidade. No hotel La Reserve está um achado da gastronomia cantonesa: o Tsé Fung, do chef Frank Xu. Além do menu à la carte, há duas degustações. A Emerald (CHF$ 148) tem oito pratos, como o arroz frito com pato desfiado, assinatura do chef. Já o menu Diamond (CHF$ 188), com seis pratos, mais sofisticados, oferece o imperdível pato laqueado em duas formas: o tradicional, servido com panqueca, e o arroz de pato. Na cobertura do hotel Four Seasons, está o Izumi, melhor japonês de Genebra. Em dias de clima gostoso, ele funciona no rooftop, com uma vista maravilhosa da cidade. Peça o tataki de salmão com molho de mostarda e missô (CHF$ 18). Não se cansou da culinária do Oriente? Dê uma passada no tailandês Patara e prove o frango caramelizado crocante com molho de tamarindo (CHF$ 37).

Na terra do chocolate

Desde 1818, a Martel Chocolatier faz sucesso por seus doces – as éclairs e os macarons são deliciosos. Você pode levar para casa ou degustar as delícias ali mesmo, com um bom chocolate quente, claro.

* Textos publicados na coluna Hotspot, da edição 217 (maio/ 2017) 

** Os preços podem ter sofrido alterações