Cultura

Wilma Kövesi é tema de exposição em SP

Wilma Kövesi, que inspirou uma legião de cozinheiros amadores, terá uma exposição dedicada ao seu legado no Unibes Cultural, em São Paulo (foto: divulgação)

da Redação da Menu 

Muito antes da geração Masterchef, reality show culinário que tem encorajado uma legião de cozinheiros amadores, Wilma Kövesi (1930 – 2004) já estava aproximando uma legião de alunos da beira do fogão. Nos anos 1970, ela deixou de lado sua carreira como secretária executiva e tradutora-intérprete para se dedicar aos cursos de culinária, nos quais ensinava o preparo de pratos triviais para adultos com pouca (ou nenhuma) experiência na cozinha.

De olho neste nicho, inaugurou a sua primeira escola de cozinha em 1979, numa pequena edícula na capital paulista. E, anos mais tarde, abriu a escola que leva o seu nome, e que existe até hoje sob o comando de sua filha, Betty Kövesi, no bairro de Pinheiros.

Mais do que ensinar amadores a cozinhar, Wilma foi precursora em oferecer cursos de cozinha light, de micro-ondas, de culinária asiática, etc. Ela também serviu como ponte entre os amadores e chefs como Claude Troisgros, Emanuel Bassoleil e Alex Atala, que fizeram suas estreias nas salas de aula de sua escola, que completa 35 anos em 2018.

E com o objetivo de celebrar o seu legado e o aniversário da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, na próxima quarta (20), estreia no Unibes Cultural, em São Paulo, a exposição Gastronomia se ensina – Histórias de uma escola de cozinha. Com a curadoria do jornalista e consultor gastronômico, Luiz Américo Camargo, e design de Roberto Cipolla, a mostra vai reunir fotografias, textos, receitas, objetos, apostilas, frases e livros de Wilma Kövesi.

Durante a exposição, acontecem dois eventos especiais no Unibes Cultural. No dia 5 de julho, um bate-papo, mediado por Luiz Américo Camargo, reúne profissionais que conviveram com Wilma Kövesi. Já nos dias 13 de julho, pela manhã, e no 8 de agosto, à noite, os chefs e professores da escola, Carlos Siffert, Carole Crema, Gabriela Martinoli, Joel Ruiz, Marina Hernandez e Betty Kövesi, irão comandar aulas de cozinha gratuitas e abertas aos público.

 

Gastronomia se ensina – Histórias de uma escola de cozinha

data 20 de junho à 22 de julho

horário 9 às 21h

Unibes Cultural 

rua Oscar Freire, 2500 – Pinheiros (veja no mapa)

(11) 3065-4333 – São Paulo – SP

unibescultural.org.br