Destaques-da-edicao

A Menu de junho está nas bancas

(foto: Rogério Voltan; produção: Florise Oliveira)

da Redação da Menu

Confira os destaques da Menu deste mês (edição 227):

* Capa

Quando se pensa em lámen no Brasil, a primeira coisa que vem à cabeça é o macarrão instantâneo que encontramos no supermercado. Certo? Errado! A receita de macarrão imerso em caldo quente e repleto de acompanhamentos está para os japoneses assim como o arroz e feijão está para os brasileiros. E, aos poucos, a moda do lámen chega ao Brasil. Por isso, não poderíamos ter escolhido outro prato para estampar a capa desta edição, dedicada aos 110 anos da imigração japonesa. A convite de Menu, o chef Daniel Hirata, do Hirá, de São Paulo, apresenta cinco receitas deste clássico japonês.

* Aperitivos

O Festival do Japão – maior evento de cultura nipônica do mundo – acontece em julho na capital paulista. Confira essa e outras notícias da seção.

* Hotspot

Considerada a grande potência gastronômica da América Latina, Lima, no Peru, é tema da coluna deste mês de Daniela Filomeno.

* Terra Estrangeira

Desta vez, a coluna assinada pelo chef Paulo Machado é dedicada ao sobá, prato de inspiração japonesa, que é um ícone da cozinha de Campo Grande (MS).

* Menu Artesanal

Entenda mais sobre a lei que viabiliza a livre comercialização de produtos artesanais no Brasil.

* Entrevista

O presidente internacional da Le Cordon Bleu, André Cointreau, fala sobre a nova unidade brasileira e, também, sobre como tradição e globalização se mesclam na grade curricular de uma das escolas de culinária mais famosas do mundo.

* Sorvete

A Sorveteria do Centro, novo empreendimento dos chefs Jefferson e Janaina Rueda, em parceria com a chef pâtissière Saiko Izawa, oferece o sorvete soft em versões caprichadas. A convite de Menu, Saiko apresenta algumas sobremesas com sorvete, que figuram nos cardápios dos outros restaurantes do casal Rueda.

* Arte culinária

Quatro chefs de cozinha japonesa – Telma Shiraishi, Tsuyoshi Murakami, Shin Koike e George Koshoshi – compartilham sua trajetória e, também, os seus pratos de autor, que seguem os preceitos da culinária japonesa.

* Copa do Mundo

Sem dúvida, o estrogonofe é um dos pratos russos mais conhecidos por nós brasileiros. E, a convite de Menu, o chef Andrzej Wica, do restaurante Maria Escaleira, de São Paulo, apresenta o prato na versão original, na brasileira e, também, a versão vegetariana.

* Romeu e Julieta

Desta vez, o casal anônimo de críticos da Menu esteve no Kenzo Sushi.

* Café com Letras

A plataforma Made in Farm tem o objetivo de conectar produtores aos consumidores de café do Brasil. Confira essa e outras notícias na coluna de Cristiana Couto.

* Saca-rolha

Nesta época do ano, vinícolas portuguesas decidem se vão classificar a produção de dois anos atrás como vinho do Porto vintage, categoria mais nobre dos vinhos fortificados. Confira essa e outras notícias da seção.

* Portugal

Cada vez mais, projetos de vinhedos “fora da curva” surgem em Portugal, trazendo diversidade para a produção de vinhos locais

* Degustação

Neste mês, o nosso time de degustadores provou às cegas vinhos produzidos como a variedade tinta cinsault, no sul do Chile.

* Feiras

Com o fim da colheita no Hemisfério Sul, enólogos e produtores viajam para divulgar seus vinhos junto ao consumidor final

* Quiz

Teste os seus conhecimentos sobre a uva cinsault.

* Cerveja

A degustação deste mês reuniu as cervejas lançadas neste mês.

* Colarinho

Desta vez, o colunista Roberto Fonseca fala sobre o desafio de se produzir cervejas icônicas no mercado atual.

* Baixa gastronomia

Cada vez mais, ingredientes orientais como yuzu, shissô e umeboshi marcam presença na coquetelaria.

* A coqueteleira

Neste mês, a colunista Néli Pereira fala sobre os bitters, considerados os “temperos” dos coquetéis. Confira essa e outras notícias da seção.

* Eu Gosto

A apresentadora Glenda Kozlowski fala sobre os sabores da Rússia, país sede da Copa do Mundo