Bebida

Especialistas ensinam a preparar o chá perfeito

Confira algumas dicas das especialistas em chás e infusões, Carla Saueressig, de Porto Alegre (RS) e Dani Lieuthier, da Caminho do Chá, de Curitiba (PR), para não errar no preparo da bebida (foto: reprodução/ iStock)

por Cintia Oliveira 

Com a queda nos termômetros, nada melhor do que passar a tarde na companhia de uma boa xícara de chá. E com o desenvolvimento da produção de chás de qualidade superior no Brasil (leia mais aqui), a tendência é que eles ganhem cada vez mais espaço em nossas xícaras.

Mas como preparar a infusão perfeita? À primeira vista, pode parecer simples, mas é preciso tomar alguns cuidados para extrair o melhor da Camellia sinensis (nome científico da folha de chá). A seguir, confira algumas dicas das especialistas em chás e infusões, Carla Saueressig, de Porto Alegre (RS) e Dani Lieuthier, da Caminho do Chá, de Curitiba (PR), para não errar no preparo da bebida.

proporção 

Assim como qualquer bebida, é importante seguir a proporção correta na hora de preparar um chá. Para 1 litro de água, nós usamos entre 10 a 13 gramas de chá. “É importante ressaltar que essas proporções valem para o chá-verde, o chá-preto, o oolong ou pu-erh”, explica Carla. No caso de infusões com frutas, por exemplo, para cada litro de água se utiliza entre 18 a 25 gramas. Já as ervas como hortelã, a proporção é de 6 a 10 gramas por litro de água.

água 

Embora a escolha do chá seja importante, “a qualidade da água é fundamental para se preparar um bom chá”, explica Carla. Neste caso, vale utilizar água filtrada. “Mas se a água tiver muito cloro, é melhor utilizar uma água mineral mais leve”, recomenda Dani Lieuthier. Outro aspecto importante é a temperatura da água. “Enquanto em chás como o verde e o branco a água deve estar entre 60 e 90°C, no chás como o oolong e o preto se utiliza água cum uma temperatura maior”, afirma Carla.

infusão 

Antes de mergulhar o saquinho ou infusor de chá na água quente, é preciso ter em mente que cada tipo de chá tem um tempo de infusão diferente. “As folhas da Camellia sinensis possuem taninos, que são extraídos de acordo com o tempo e a temperatura da água. Se deixar muito tempo, os chás tendem a ficar amargos”, diz Dani. De acordo com Carla, o chá-preto e o oolong têm infusão de 2 a 5 minutos, e o chá-verde e branco é de 1 a 3 minutos. Já as infusões de frutas, por exemplo, para cada litro de água se utiliza entre 18 a 25 gramas, e o tempo de infusão é maior – 5 a 10 minutos.

conservação

Para manter o sabor do chá por mais tempo, o ideal é conservá-lo em recipientes herméticos ou em latas, ao abrigo da luz, do calor e da umidade. “De um modo geral, as folhas de chá duram cerca de um ano ou mais. Porém, com o tempo, as folhas podem perder o sabor e aroma”, afirma Dani Lieuthier.