Acontece

Eventos gastronômicos agitam a capital paulista

A edição paulistana do evento, que acontece no Jockey Club de São Paulo, reunirá chefs de todo o País (fotos: divulgação)

da Redação da Menu 

Neste fim de semana, diversos eventos gastronômicos acontecem na capital paulista. Neste sábado (4) e domingo (5), acontece mais uma edição paulistana do Fartura Gastronomia. O evento, que faz parte da plataforma Fartura – Comidas do Brasil (expedição que percorreu todo o País mapeando a cadeia produtiva e registrando a cultura gastronômica de diversos Estados), reunirá chefs e produtores de todo o País, que irão oferecer ao público diversos pratos, assim como palestras e workshops dedicados à gastronomia.

Os destaques do cardápio ficam por conta do ebi korokke (croquete de camarão), do chef André Saburó (Quina do Futuro – PE); da tostado de milho com atum marinado e salada de algas, de  Flávio Miyamura (Extásia – SP); do aratu com farofa de dendê e arroz de coco, do chef Fabrício Lemos (Origem – BA); e do arroz tapajônico com frutos do rio, do chef Saulo Jennings (Casa do Saulo – PA). E a programação de aulas trará nomes como Manu Buffara (Manu – PR), Carla Pernambuco (Carlota – SP). Confira a programação completa em farturabrasil.com.br.

Evento que acontece no Parque Villa Lobos tem o objetivo de promover os orgânicos

E, também, neste fim de semana, acontece no Parque Villa Lobos, em São Paulo, a décima edição do festival Da Terra ao Prato, evento comandado pela chef e educadora Leila D. que reúne chefs e produtores de todo o País, com o objetivo de promover os produtos orgânicos.

O festival reúne feira de produtores e, também, feira gastronômica, na qual o público terá a oportunidade de provar receitas como o feijão da horta cozido com legumes frescos e quiabo grelhado, do chef Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia) e aki de batata com cavolo nero e salsa de tomate, do chef Checho Gonzales (Comedoria Gonzales)

O evento terá ainda aulas de cozinha, comandadas pelos chefs como Ana Luiza Trajano (Instituto Brasil a Gosto), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Mara Salles (Tordesilhas) e Edson Leite (Gastronomia Periférica). Confira a programação completa pelo site festgastronomiaorganica.com.br.

O evento reúne produtores de vinhos nacionais

Além da feira de vinhos Naturebas (leia mais aqui), neste fim de semana acontece no Museu da Casa Brasileira mais uma edição do Vinho na Vila. Iniciativa do governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), o festival reúne produtores de vinhos e espumantes de pequenas e médias vinícolas do País. Don Giovanni, Vinhos e Vinhos, Villagio Grando,  Salton – Vinícola, Don Guerino e Bueno Wines são algumas das vinícolas que participam do evento.

E como se trata de uma edição comemorativa, por conta do aniversário de dois anos do evento, desta vez o evento terá uma ala dedicada aos produtos artesanais, como Academia do Pão, Apothek Gin e Terra Tradição queijos, e também terá espaço para food trucks como o Ruaa e o Mocotó. Mais informações pelo página do evento no Facebook.

A programação contará, ainda, com atividades como a pisa da uva, na qual o público terá a oportunidade de reviver a clássica técnica de produção de vinhos, e palestras oferecidas pelo IBRAVIN. A entrada é grátis, mas para degustar os vinhos é preciso adquirir ingresso (R$ 50). À venda pelo site ingressorapido.com.br.

 

A tradicional festa italiana acontece aos fins de semana, até o dia 2 de setembro

E neste sábado (4), tem início mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita. O evento, que celebra a padroeira do bairro do Bixiga, reúne 30 barracas de comida italiana na rua Treze de Maio. E as estrelas ficam por conta da fogazza (massa recheada com mussarela, tomate e orégano), do espaguete com molho ao sugo e a fricazza (pizza com massa alta e coberta de calabresa e mussarela). A festa, que acontece aos fins de semana, vai até o dia 2 de setembro. Mais informações pelo página do evento pelo Facebook.