Sem-categoria

tarte tatin

A clássica torta de maçã invertida é sugestão de inverno do cardápio da Assador (RJ) (foto: divulgação/ Tomás Rangel)

por Assador 

massa

500 g de farinha de trigo
80 g de açúcar
250 g de manteiga
2 ovos
2 pedras de gelo
1 g de raspas de limão
3 g de noz-moscada
5 g de canela em pó

recheio 

10 maçãs fuji
10 ml de suco de limão
120 g de manteiga
1 1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó

massa 

Em um bowl, misture a farinha de trigo, o açúcar, as raspas de limão, a canela e a noz-moscada em pó. Acrescente os ovos, a manteiga e as pedras de gelo quebradas em pequenos pedaços. Trabalhe a massa com as mãos. Quando estiver firme, enrole em plástico filme e guarde na geladeira por algumas horas antes de abrir.

recheio 

Em uma travessa antiaderente, caramelize o açúcar com a manteiga. Coloque as maçãs cortadas ao meio, descascadas e sem as sementes na travessa. Adicione o suco de limão e a canela em pó. Asse as maçãs em forno preaquecido (180ºC) até que estejam macias, começando com a travessa tampada. Depois de uns 10 minutos, destampe para secar um pouco do caldo que formar e cozinhe por mais 5 minutos. Reserve.

montagem

Abra a massa, grande o suficiente para cobrir todas as maçãs deixando 2 cm a mais para a borda. Coloque a massa sobre as maçãs e, com a ajuda de uma espátula, enfie as pontas para dentro da travessa cobrindo toda as maçãs. Faça pequenos furos sobre a massa antes de colocar para assar. Leve ao forno (180ºC) por 50 minutos. Desenforme e sirva-a morna, na companhia de uma bola de sorvete.

rendimento 15 porções; preparo 2h30; execução moderada

 

Assador 

av. Infante Dom Henrique, s/nº – Aterro do Flamengo (veja no mapa)

(21) 3090-2208 – Rio de Janeiro

assador.com.br