Destaques-da-edicao

A Menu está nas bancas

(foto: Rogério Voltan; produção: Florise Oliveira)

da Redação da Menu

Confira os destaques da Menu de agosto/setembro (edição 230):

* Capa          

A reportagem de capa deste mês aborda o universo dos cogumelos. As espécies nativas do ingrediente, consagrado no mundo todo, têm chamado cada vez mais atenção de chefs e pesquisadores brasileiros. E a convite de Menu, a chef Ligia Karazawa, do restaurante Brace, instalado no megaempório Eataly, elaborou seis receitas à base de diferentes espécies de cogumelo.

* Aperitivos

Entusiastas da gastronomia estão com a agenda cheia. Nos próximos meses, diversos eventos gastronômicos acontecem de norte a sul do País.  Confira essa e outras notícias da seção.

* Hotspot

Neste mês, a coluna assinada por Daniela Filomeno traz um roteiro gastronômico da Puglia, no sul da Itália.

* Terra Estrangeira

Desta vez, o colunista Paulo Machado fala da importância do selo de Indicação Geográfica (IG) para a valorização dos ingredientes brasileiros.

* Tendência 

O aumento do interesse por pães de fermentação natural cria nova demanda para o mercado de panificação no País. Entenda esse fenômeno e conheça a biblioteca de levain, da marca de produtos de panificação Puratos, em St. Vith, na Bélgica.

* Sobremesa 

A pâtisserie francesa alcança novo patamar graças as técnicas sofisticadas, o frescor dos ingredientes e a perfeição no sabor. Conheça o trabalho de confeiteiros como Christophe Michalak, Cédric Grolet e Thierry Marx.

* Menu Brasil

Ingredientes paraenses como jambu e açaí trazem nova roupagem para receitas clássicas.

* Por Aí  

Aruba tem cena gastronômica plural, mas o ponto forte são os endereços que apresentam a autêntica cozinha caribenha.

* Romeu e Julieta 

Neste mês, o casal anônimo de críticos da Menu esteve no Tessen, restaurante de cozinha asiática contemporânea comandado pelo chef Thiago Maeda.

* Café com Letras

O livro Arte de Cosinha, receituário português do século 19, é lançado em edição fac-símile pela Imprensa Oficial do Estado do Pará. Confira essa e outras notícias da seção.

* Saca-rolha

Dono de uma invejável biblioteca de livros sobre vinho, o empresário argentino Juan Carlos Reppucci lança sua própria obra: Uma biblioteca vinária. Confira essa e outras notícias da seção.

* Saint-Émilion 

Em entrevista à Menu, o inglês Jonathan Maltus, que foi um dos precursores dos produtores garagistas em Bordeaux, fala sobre o seu projeto, o Le Dôme.

* Sala de Aula 

Na estreia da coluna que vai trazer conceitos sobre o mundo do vinho, o tema é a pinot noit, a uva tinta da Borgonha.

* Sauternes 

Saiba mais sobre o fungo Botrytis cinerea, que ataca os vinhedos mas melhoram a qualidade das uvas as torna mais concentradas. 

* Com estilo 

Na estreia de nossa nova coluna cervejeira, o tema são as Lagers claras. Saiba mais sobro o estilo e suas vertentes.

* Colarinho

Neste mês, o colunista Roberto Fonseca aborda as cervejas maturados em madeira.

* A coqueteleira

A colunista Néli Pereira fala sobre a importância de se valorizar os ingredientes brasileiros na coquetelaria. Descubra, também, onde saborear drinques repletos de brasilidade.

* Eu Gosto 

Apresentadora do Que Marravilha! Aulas de Cozinha (GNT), a atriz Júlia Rabello está mais para o delivery do que para a cozinha.