Bebida

A Prowein, a mais importante feira de negócios do vinho, vem para o Brasil

Degustadores na ProWein que acontece em Dusseldorf, na Alemanha (foto divulgação)

Por Suzana Barelli

Nesta sexta-feira, dia 21, será divulgado, oficialmente, para o mercado brasileiro a ProVino, Feira Profissional de Vinhos e Destilados. O diferencial deste evento, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2019, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, é a participação da ProWein em sua organização. A ProWein é, atualmente, a mais importante feira mundial de negócios de vinho, realizada em Düsseldorf, na Alemanha, sempre no início do ano. Neste primeiro momento, os alemães não estão investindo diretamente no evento, mas chegam por meio da Emme Brasil, empresa que há dez anos representa as feiras da Meme Düsseldorf. Nesta empreitada, Malu Sevieri e Rico Azeredo, sócios da Emme Brasil, se associaram a Christian Burgos, sócio da Editora Inner, para viabilizar a ProVino.

A ProVino deve entrar com força no espaço da Expovinis, que chegou a ser a maior feira do setor na América Latina, e foi descontinuada neste ano. Para não cair nos erros da Expovinis, que sempre se dividiu entre ser um evento para os consumidores finais ou para profissionais, a ProVino será uma feira para profissionais, focado em importadores, distribuidores, sommeliers e comerciantes. Terá um público mais restrito, porém focado no negócio de brancos e tintos e não em apenas provar vinhos. A previsão inicial é ter, na primeira edição, 120 expositores e 15 mil visitantes.

A ideia dos organizadores é focar nesse público, trazendo também potenciais compradores de vinho dos demais países da América Latina, como do México, da Bolívia e da Colômbia. Já mostraram interesse em participar do evento representantes da Itália, da Nova Zelândia, do Chile, de Portugal e do Brasil. Está definido, ainda, que haverá um espaço para os vinhos premiados pelo Descorchados, guia de vinhos que nasceu no Chile e no qual a Inner é sócia no Brasil.

A ProVino contará com toda a inteligência da ProWein para maximizar o tempo dos visitantes, com reuniões com seus produtores de interesse, e também ao fornecer informações úteis aos presentes, como minipalestras sobre como exportar, quais as informações devem ter no contrarrótulo de um vinho, em uma grade que ainda não está fechada. O site, ainda inicial do evento, é www.provino.com.br

Antes da ProVino, acontece na próxima semana em Bento Gonçalves (RS), entre 26 e 29 de setembro, a Wine South America 2018. O evento conta com 250 marcas expositoras e espaço destinado a palestras. O máster of wine inglês Alistair Cooper é a principal estrela do evento e fará duas palestas, uma sobre vinhos sul-americanos e outra sobre os espumantes brasileiros. A Wine South America é promovida pela Milanez & Milaneze, subsidiária do grupo Veronafiere, que realiza a Vinitaly, a mais importante feira italiana de vinhos. Mais informações sobre a Wine South America está no www.winesa.com.br