Acontece

São Paulo recebe 20 chefs italianos para festival

Fusilloni com salame cremoso picante, pecorino e ouriço-do-mar, de Luca Abbruzzino para a Settimana (foto Johnny Mazzini/Divulgação)
Fusilloni com salame cremoso picante, pecorino e ouriço-do-mar, de Luca Abbruzzino para a Settimana (foto Johnny Mazzini/Divulgação)

Por Beatriz Marques

Já virou tradição. Entre 22 e 28 de outubro, a capital paulista recebe pela sétima vez a Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento que traz cozinheiros diretamente do País da Bota para comandar restaurantes italianos daqui.

Cada um dos 20 convidados representa uma região do país e prepara pratos tradicionais para mostrar as diferentes características de suas cozinhas. Os cardápios também seguem o modelo de refeição italiana, com antipasto (entrada), primo piatto (massa ou risoto), secondo piatto (carnes ou peixes) e dolce (sobremesa).

Entre os participantes selecionados pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo (organizador da Settimana) estão nomes que já estiveram em edições anteriores, como a chef Pinuccia Di Nardo, do restaurante Antica Filanda, que representará a Sicília no restaurante Supra di Mauro Maia. E outros estreantes, como Mara Zanetti Martin, do restaurante Da Fiore (com uma estrela Michelin, no Vêneto), que cozinhará no Terraço Itália; e a jovem revelação Luca Abbruzzino, do Abbruzzino, na Calábria, que passará a Settimana no Tre Bicchieri.

Os menus são de três tempos no almoço (preços em torno de R$ 90) e de quatro no jantar (por volta de R$ 130).

Conheça os outros chefs e seus pratos em settimanacucinaitaliana.com.br