Comidas

Mercado de peixe de Toyosu já está funcionando

O entreposto substitui o tradicional mercado de Tsukiji, que fechou após 83 anos (Foto: Reprodução/iStock)

Da redação da Menu

O mercado de peixe de Toyosu, em Tóquio reabriu as portas ao público. O entreposto substitui o famoso mercado de Tsukiji, famoso destino turístico da capital japonesa que encerrou as atividades após 83 anos de operação.

Com uma área de 407 mil metros quadrados, o Toyosu assume uma das operações de comercialização de peixe mais lucrativas do mundo, avaliada em US$ 3,8 bilhões por ano. Diariamente são comercializadas 2.800 toneladas de peixes e vegetais no mercado, que atende a demanda local e outras regiões do país.

A mudança deveria ter ocorrido em 2016, mas entrou num impasse devido ao receio com uma possível contaminação do solo. O local onde o Toyosu foi construído abrigava uma usina de produção de gás e havia suspeitas que o solo tivesse absorvido produtos químicos oriundos da fábrica. Após uma campanha para limpá-lo, o local foi considerado seguro para uso.

O governo japonês pretende tornar o novo empreendimento um destino para apresentar a cultura japonesa aos turistas. A visitação é gratuita e os famosos leilões de atum começam às 4h30 todos os dias. Mas diferentemente do que acontecia no mercado de Tsukiji, o leilão do Toyosu é realizado separadamente do público geral.

Outra novidade são as opções gastronômicas, com cerca de 40 barracas de comidas, a maioria veio do antigo local. Outra opção aos visitantes é subir ao telhado acarpetado e apreciar a vista da cidade.