Acontece

Projeto para reduzir desperdício no Rio é destaque na imprensa internacional

Projeto do chef italiano Massimo Bottura quer acabar com o desperdício de alimentos no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Angelo Dal Bó)

da Redação da Menu

Dois anos depois de sua inauguração, para os Jogos Olímpicos de 2016, o RefettoRio Gastromotiva continua ativo e, recentemente, ganhou destaque na imprensa internacional, com uma matéria do jornal britânico The Guardian.

O projeto, desenvolvido pelo chef italiano Massimo Bottura em parceria com David Hertz, foi inaugurado em agosto de 2016, com o intuito de diminuir o desperdício de alimentos do parque olímpico do Rio de Janeiro. 

Hoje, o restaurante recebe doações de empresas que jogariam fora os excedentes e, com eles, faz refeições completas para pessoas em situação vulnerável ou de rua. A cozinha é comandada por um time de aprendizes, orientados por chefs profissionais, enquanto o serviço é feito por voluntários.

A maior parte dos funcionários do RefettoRio é do subúrbio ou das favelas cariocas e, após três meses de treinamento, ganham um diploma. Dentre os frequentadores do restaurantes, é possível ver vários imigrantes, principalmente da República Democrática do Congo.

RefettoRio Gastromotiva
Rua da Lapa, 108 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
refettoriogastromotiva.org

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana