Cultura

Estudo aponta que vinho tinto e chocolate amargo rejuvenescem as células

Propriedades encontradas colaboram para um envelhecimento saudável (Foto: Reprodução/iStock)

Da redação da Menu

Estudo científico realizado nas Universidades de Exeter e Brighton, na Inglaterra, aponta que chocolate amargo e vinho tinto podem ajudar a rejuvenescer as células. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao aplicaram compostos químicos baseados em uma substância encontrada naturalmente no vinho tinto, chocolate amargo, uvas vermelhas e mirtilos em células em cultura.

Pesquisas anteriores apontavam que uma classe de genes chamados fatores de splicing são progressivamente desligados à medida que envelhecemos. Mas a nova avaliação apontou que a aplicação dos compostos nas células faz com que os fatores de splicing voltem a ser ativados.

Poucas horas depois do tratamento, as células mais antigas começaram a se dividir e tinham telômeros mais longos, que são as “tampas” dos cromossomos, que encurtam à medida que se envelhece.

Os pesquisadores esperam que o avanço possa levar a terapias que ajudem as pessoas a envelhecer melhor e com menos problemas degenerativos, que surgem com o avanço da idade.