Comidas

Hambúrguer vegano chega ao Reino Unido

Hambúrguer tem suco de beterraba para fazer “sangrar” (Foto: Reprodução/iStock)

Da redação da Menu

Produzido pela empresa americana Beyond Meat, a variedade vegana Beyond Burguer, estará disponível em breve nas prateleiras da maior rede de supermercados do Reino Unido. O lançamento ocorre após o grande sucesso do produto em seu país de origem.

“Nós vemos a crescente demanda global por proteínas vegetais e estamos animados por atender essa demanda no Reino Unido”, diz Seth Goldman, presidente executivo da Beyond Meet.

O hambúrguer vegano é feito inteiramente de plantas, não usa células-tronco animais, nem é testado em outros bichos. Cada unidade contém 20 gramas de proteína de ervilha, óleo de coco, amido de batata e usa suco de beterraba para “sangrar” a carne.

No Reino Unido, o produto será exposto ao lado de outras variedades de proteína animal. Isso ocorre por que fabricantes, supermercados e restaurantes estão explorando o mercado vegano, em ascensão já que mais britânicos deixaram de consumir carne por razões éticas ou de saúde.

No Reino Unido, há pelo menos 22 milhões de pessoas que gostam de carne, mas desejam diminuir o consumo. Em outubro, cientistas relataram que a redução do consumo de carne nos países ocidentais pode evitar mudanças climáticas perigosas.

Nos Estados Unidos, o Beyond Burguer é vendido em milhares de supermercados e está no cardápio de mais de 10 mil restaurantes. Mas o sucesso do hambúrguer também gerou polêmica. A indústria de carne bovina local entrou com pedido para excluir a definição carne em produtos não animais.