Acontece

Margarita completa 70 anos e ganha receitas inusitadas em bares do Brasil

Margarita de Terreiro, do Raiz Bar, servida na taça com borda de urucum macerado, flor de sal e mel (Foto: Divulgação/Roberto Seba)

da Redação da Menu

A margarita foi criada em 1948 pela socialite americana Margaret Sames, a partir da mistura de tequila com Cointreau. Em 2018, o drink completa 70 anos e, para comemorar, a Menu reuniu receitas que fazem uma releitura da versão tradicional.

Uma delas é a Margarita do Terreiro, do Raiz Bar, criação de Laércio Zulu. Segundo ele, a releitura “representa o encontro de culturas de povos diferentes por uma única paixão: a boa experiência gastronômica”. O termo “terreiro” é uma questão territorial, um ponto de encontro e o drink leva tequila ouro, cordial de banana prata artesanal, bitter artesanal – amburana, casca de bálsamo e castanhas -, suco de limão cravo e rapadura ralada, servido na taça com borda de urucum macerado, flor de sal e mel.

O Riviera Bar, que também completa 70 anos em 2018, lançou uma versão num tom de vermelho vivo, a Margarita Carmim, preparada pelo premiado mixologista Marco de la Roche. A receita utiliza tequila prata com infusão de hibisco, para garantir a cor inusitada, Cointreau, sucos dos limões taiti e siciliano, calda de cereja amarena, flor de sal e sumagre.

No Rio de Janeiro também é possível encontrar uma versão do coquetel que foge do convencional. É a Quack Margarita, do Pato com Laranja Gastrobar, desenvolvida por Isadora Forneri. A receita tem tequila, xarope de limão siciliano com mel, ginger ale – refrigerante de gengibre tradicional na América do Norte -, espuma de gengibre e raspas de limão siciliano para finalizar.

Riviera Bar
Av. Paulista, 2584, Cerqueira César – São Paulo/SP
Segunda a quarta, 18h à 0h; quinta a sábado, 18h às 3h
rivierabar.com.br

Raiz Bar
Rua Alves Guimarães, 153, Pinheiros – São Paulo/SP
Terça a domingo, 19h à 1h
instagram.com/raiz.bar

Pato com Laranja Gastrobar
Rua Visconde de Pirajá, 539, Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Diariamente, 6h à 1h
patocomlaranja.com