Comidas

Quem resiste ao espaguete?

A variedade de macarrão é um dos pratos mais consumidos no mundo (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

O espaguete é uma das variedades de macarrão mais famosas do mundo, com milhões de apreciadores. Servida de várias maneiras, a evidência mais antiga documentada sobre a massa é de 1154, em Trabia, aldeia localizada próxima de Palermo na Itália, onde era produzido um tipo de massa longa e fina, que era repassada para toda região do mar mediterrâneo.

O país europeu é o maior produtor do macarrão no mundo, com 3.246 toneladas anuais, à frente de Estados Unidos, com 2 milhões, seguido por Turquia e Brasil, com 1,3 e 1,2 milhão de toneladas, respectivamente. Os italianos também lideram o consumo anual per capta do macarrão, com 26 kg. Na sequência aparecem os venezuelanos, com 12kg e os tunisianos, com 11,7 kg.

Apesar disso, o recorde mundial de comer espaguete mais rápido não é da Itália. Em 2017, Michelle Lesco, em Phoenix, Estados Unidos, comeu um prato do macarrão 26,69 segundos.

Possivelmente a receita de massa mais famosa do mundo, o espaguete coberto com molho de tomate começou a ser servido assim no século XVIII. Antes disso, costumava ser servido com óleo, queijo e pimenta.

Confira uma receita de espaguete para fazer em casa!

Por O Cravo Bem Temperado (RJ)

Espaguete com molho de shiitake e café

500 g de espaguete
250 g de shiitake
150 ml de shoyu
100 g de manteiga sem sal
25 ml de café espresso
100 g de cream cheese

Cozinhe o espaguete até ficar al dente. Em outra panela, refogue o shiitake na manteiga e adicione o shoyu. Misture bem e acrescente o espaguete. Acrescente por cima o café e cream cheese, misturando-os ao espaguete. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções; preparo: 40 minutos; execução: fácil

O Cravo Bem Temperado 

Rua Conde de Irajá, 370, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ

facebook.com/ocravobemtemperado