Cultura

Malásia quer lucrar com venda da fruta “mais mal cheirosa do mundo” para a China

O durian é apreciado em muitas culturais orientais (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

Considerada a “fruta mais mal cheirosa do mundo”, o durian caiu no gosto dos chineses. Com isso, a Malásia está se apressando para atender a demanda do país pela fruta. O governo malaio passou a estimular a produção em larga escala da fruta, com expectativa de aumentar as exportações para a China em 50% até 2030.

Os mercados chineses pagam o preço mais alto pelo durian da Malásia por causa de sua textura cremosa e gosto amargo. Os preços da variedade, agora plantados em todo o país, quase quadruplicaram nos últimos cinco anos.

Os chineses são grandes apreciadores da polêmica fruta. Alimentos com sabor de Durian vendidos na China incluem pizza, manteiga, molho de salada e leite. Fruta espinhosa semelhante parecida com a jaca, o durian é encontrado na Indonésia, Malásia e Brunei.

Recentemente um carregamento de 2 toneladas da fruta gerou grande confusão num aeroporto da Indonésia. Os passageiros de um vôo que ia de Bengkulu à Jacarta ficaram incomodados com o odor da fruta e exigiram sua retirada da aeronave antes da decolagem. Após um princípio de tumulto e negociação entre passageiros e funcionários da empresa aérea, a carga foi retirada.