Acontece

Chef Claude Troisgros lança em São Paulo livro sobre sua trajetória na cozinha

Histórias e segredos da cozinha são apresentados Claude Troisgros (Foto: Divulgação)

da redação da Menu

À frente de seis restaurantes no Rio de Janeiro e comandando panelas em programas de TV desde 2004, o chef Claude Troisgros começou sua trajetória na cozinha aos 8 anos. Essa e outras histórias estão no livro Claude Troisgros: Histórias, dicas e receitas, da editora Sextante, que terá lançamento e sessão de autógrafos nesta segunda (03/12), na Livraria da Vila, em São Paulo.

Seu pai Pierre, criou ao lado do irmão na década de 60 um jeito criativo, moderno, mais leve e ousado de cozinhar, conhecido por Nouvelle Cuisine. Com isso, Claude cresceu rodeado de experimentos e invenções.

Antes de se tornar um dos chefs mais queridos do país, o jovem Claude precisou driblar o caminho mais óbvio, que era assumir o restaurante da família com suas três estrelas no Guia Michelin e continuar o legado iniciado há meio século.

Porém, com pouco mais de 20 anos ele decidiu se arriscar e enfrentar o desconhecido, tentando a vida no Rio de Janeiro. Chegou em 1979 para trabalhar com o famoso chef Gaston Lenotre na inauguração do restaurante Le Pre Catelan. Experimentou, inventou novos sabores e se apaixonou pelos ingredientes brasileiros. Criou uma personalidade própria, misturando produtos do Brasil com as técnicas da França.

Alguns anos depois percebeu que era hora de abrir seu próprio restaurante e partiu rumo ao sonho. De lá pra cá, ele não parou mais. Hoje, tem ao seu lado Batista, seu braço direito na televisão e a quarta geração dos Troisgros, com os filhos Carolina e Thomas.

“O que eu quero com este livro é compartilhar com profissionais ou os amadores, um pouco mais sobre o que é cozinhar, no que consiste essa paixão, percebendo também, de forma leve e divertida, que há sempre uma história por trás da origem de pratos, técnicas e uso de produtos, pois a cozinha está interligada à cultura”, explica.

O livro ainda traz os conhecimentos essenciais que, segundo o chef, todo bom cozinheiro precisa saber, desde a escolha da panela até como comprar frutas, legumes e verduras, as melhores combinações de temperos, cortes de carne, tipos de peixes, tipos de cozimento, entre outros. O livro traz ainda 47 das receitas preferidas de Claude, todas ilustradas com fotos, e mais algumas preparações básicas de caldos, molhos e massas.

Lançamento do livro Claude Troisgros: Histórias, dicas e receitas
Dia 03/12, às 19h
Livraria da Vila, Alameda Lorena, 1731, São Paulo/SP
Preço: R$ 149,90
Páginas: 320