Natal

Confira outros acompanhamento para as festas natalinas

por Rogério Santos

Existem outras opções de acompanhamento para a ceia de Natal, além do arroz, farofa e saladas. Confira!

Gratin de batata-doce na crosta de castanhas-do-pará

Por Rita Atrib

O gratin é opção para personalizar a ceia (Foto: Rafael Hupsel/Agência Isto é)

Ingredientes

1 ½  kg de batatas-doces cozidas e amassadas; 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco;  1/2 xícara (chá) de parmesão ralado; 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente; 2 ovos batidos; 1 colher (café) de noz-moscada; sal a gosto.

Crosta de castanhas-do-pará

1 xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas grosseiramente; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 colher (café) de noz-moscada; 1 colher (chá) de açúcar; sal a gosto; 1 colher (chá) de pimenta-dedo-de-moça picada, sem sementes, 2 colheres (sopa) de ciboulette picada.

Gratin de batata-doce

Em uma travessa funda, misture bem todos os ingredientes do gratin, até ficar bem uniforme. Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos ou até que crie uma leve crosta, mas não muito dourada.

Crosta de castanhas-do-pará

Leve ao fogo baixo a manteiga, o açúcar e a noz-moscada. Quando o açúcar derreter, acrescente as castanhas, o sal e a pimenta-dedo-de-moça. Mexa um minutinho, acrescente a ciboulette e apague o fogo.

Para servir

Despeje a crosta de castanhas-do-pará por cima do gratin e sirva a seguir.

Dica do chef

Para trazer uma versão mais salgada, use batatas inglesas no lugar de batata-doce e não coloque açúcar na crosta de castanhas-do-pará.

Rendimento: 8 porções
Preparo: 1 hora
Execução: fácil

Crumble de vegetais ao curry

Por Rita Atrib

Ingredientes – Vegetais

2 xícaras (chá de cenoura) pré-cozidas cortadas em meia-lua; 2 xícaras (chá) de couve-flor pré-cozida em pequenos floretes; 2 xícaras (chá) de ervilhas frescas pré-cozidas; 1 xícara (chá) de espinafre pré-cozido; 1 cebola pequena picadinha; 3 dentes de alho picadinhos; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 colher (chá) de curry; 1/2 xícara (chá) de castanhas de caju tostadas e grosseiramente picadas; 200ml de creme de leite fresco;  sal a gosto

Ingredientes – Molho de iogurte

400 ml de iogurte; 2 colheres (sopa) de coentro picado; 1/2 colher de curry; sal e limão-siciliano a gosto

Ingredientes – Crumble

1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal gelada; 1/2 xícara (chá) de castanhas tostadas e picadas grosseiramente a gosto

Vegetais

Em uma panela, refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o curry, mexa bem, e adicione os legumes. Refogue mais um pouco e acrescente o creme de leite. Quando começar a ferver, acrescente as castanhas, acerte o sal e apague o fogo. Reserve.

Molho de iogurte

Misture todos os ingredientes e acerte o sal. Reserve.

Crumble

Em uma travessa, misture, esfarelando com os dedos, a farinha, a manteiga gelada, as castanhas e o sal. O resultado é uma farofa grosseira. Unte com um pouco de manteiga uma forma refratária. Coloque o refogado de vegetais, e por cima, a “farofa”. Asse em forno a 180°C por 30 minutos ou até dourar levemente. Reserve.

Para servir

Sirva o crumble e o molho de iogurte junto com o peru

Dica da chef

Use outros legumes, fazendo uma composição colorida e com várias texturas.

Rendimento: 8 a 10 porções
Preparo: 1h30
Execução: fácil

 

Mirtilo e abóbora “al agrodolce”
Por Fabiano Marcolini

Ingredientes

200g de mirtilo fresco; 1kg de abóbora, sem casca e sem semente; 100ml de azeite extravirgem; 2 dentes de alho; 20g de açúcar mascavo; 1 maço de hortelã; 1 pitada de canela; 200ml de vinho branco seco; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto; 1 ramo de tomilho

Mirtilo e abóbora

Em uma frigideira em fogo médio-alto, aqueça o azeite com os dentes de alho. Corte as abóboras em cubos de 1cm e refogue-as no azeite, mexendo sempre. Assim que o alho ficar dourado, retire-o da frigideira, e continue refogando a abóbora. Tire a frigideira do fogo, escorra o excesso de óleo e acrescente o açúcar e o mirtilo. Retorne ao fogo, coloque 1 pitada de canela e o vinho. Deixe reduzir bem até caramelizar os ingredientes, para que fiquem com uma cor dourada. Retire do fogo, adicione algumas folhas de hortelã e de tomilho. Adicione uma pitada de sal e pimenta-do-reino.

Para servir

Sirva como entrada ou acompanhamento de carne de porco ou javali assada.

Dica do chef

A receita também fica muito boa como acompanhamento de frango assado.

Rendimento: 6 porções
Preparo: 30 minutos
Execução: fácil