Receitas

Receitas de arroz para a ceia de Natal

por Rogério Santos

Item básico da alimentação dos brasileiros, o arroz também é utilizado como acompanhamento nas receitas natalinas. Confira abaixo, duas opções de receita com arroz para a celebração em família.

Arroz cremoso com cerejas

Por Fabiano Marcolini

Ingredientes

260g de arroz basmati;
1 litro de leite;
100g de açúcar;
sal a gosto;
1 fava de baunilha;
2 gemas;
120 ml de creme de leite

Cerejas glaceadas

30 cerejas; 20 amoras;
75g de manteiga;
75g de açúcar;
400ml de vinho do porto;
1 semente de cardamomo;
noz-moscada, canela e cravo a gosto.

Modo de preparo

Arroz cremoso

Lave o arroz blasmanti até que a água da lavagem saia transparente. Em uma panela, adicione o leite, a baunilha e o açúcar. Adicione o arroz e 1 pitada de sal ou mais, se quiser. Cozinhe em fogo bem baixo até o arroz ficar macio, por cerca de 20 minutos. Misture as gemas e o creme de leite e adicione ao arroz, mexendo bem para as gemas não talharem. Mantenha tampado para o aroma e o sabor desenvolverem melhor. Reserve.

Cerejas glaceladas

Retire as sementes das cerejas e coloque-as em água gelada. Deixe por alguns minutos e escorra a água. Em uma frigideira grande, coloque a manteiga e leve ao fogo médio-alto. Assim que a manteiga derreter, adicione metade do açúcar e deixe formar um caramelo bem leve. Adicione as cerejas e as amoras, e cozinhe até formar um caramelo mais intenso. Adicione o restante do açúcar e o vinho. Deixe incorporar bem às cerejas e amoras e, por fim, adicione o arroz cozido, as especiarias e deixe caramelizar.

Para servir

Coloque o arroz em taças individuais e sirva. Se quiser, enfeite cada taça com 1 cereja e 1 amora fresca.

Dica do chef

Para o arroz ficar com um sabor mais intenso, abra a baunilha ao meio, raspe o interior e misture ao leite e ao açúcar que serão usados para cozinhar o arroz.

Rendimento: 8 porções
Preparo: 1 hora
Execução: fácil

Arroz vermelho do Dalva e Dito

Por Alex Atala

Ingredientes

15 ml de óleo de tomate;
5 g de cebola;
130g de arroz vermelho cozido;
1g de pimenta-do-reino ;
3g de sal;
caldo de frango ou legumes a gosto;
1 fio de óleo

Óleo de tomate

1,5kg de extrato de tomate,
2 tomates inteiros picados;
1 litro de azeite de oliva

Vegetais

60g de tomate Débora;
60g de abóbora de pescoço;
45g de pimentaão;
15g de berinjela;
70g de cebola,
10g de cogumelo-de-paris;
20g de banana-da-terra;
20g de maxixe;
20g de cenoura;
5g de ervilha torta;
25 ml de azeite de ervas e carvão;
sal e pimenta-do-reino a gosto

Queijo coalho

130g de queijo coalho;
1 dente de alho confit

Modo de preparo

Óleo de tomate

Misture o extrato de tomate, o tomate fresco picado e o azeite. Cozinhe em fogo baixo, a 70°C, por 3 horas. Após esse período, coe o azeite num chinois, para extrair os resíduos, e armazene em um vidro limpo e seco. Reserve.

Vegetais

Corte todos os vegetais de maneira rústica e coloque-os numa cumbuca de barro. Tempere-os com sal e pimenta e besunte-os como o azeite feito com ervas e carvão. Leve a cumbuca ao forno alto, a 200°C, por 12 minutos. Depois que os legumes estiverem assados, pincele-os com mais azeite de carvão para dar brilho. Reserve.

Queijo coalho

Grelhe o queijo coalho até ficar tostado. Coloque 1 dente de alho confit no suporte do espeto, junto com o queijo, e reserve.

Arroz vermelho

Refogue a cebola no óleo de tomate, em fogo médio. Acrescente o arroz previamente cozido, junte caldo a gosto e mantenha no fogo até o líquido secar. Tempere com sal e pimenta.

Para servir

Distribua os legumes no prato, ao lado de uma porção de arroz vermelho. Acrescente o espeto de queijo coalho e finalize com azeite de ervas e carvão.

Dica do chef

Para aromatizar o azeite com carvão, coloque azeite com ervas numa tigela e adicione 1 carvão em brasa. Armazene nu, vidro limpo e seco.

Rendimento: 1 porção
preparo: 1 hora
Execução: moderada