Revistas

Cataplana de bacalhau com escalivada

por Joachim Koerper, do Eleven*

Bacalhau
4 postas de bacalhau dessalgado (200 g cada)
4 dentes de alho com casca
4 ramos de tomilho
2 folhas de louro
1 L de azeite extravirgem

Escaldava
2 berinjelas médias
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola grande cortada ao meio
azeite extravirgem que restou da marinada do bacalhau, a gosto
2 dentes de alho picados
sal e pimenta-do-reino a gosto
salsa picada a gosto

Cataplana de bacalhau com escaldava

Bacalhau. No dia anterior ao preparo, coloque em um recipiente as postas de bacalhau com os dentes de alho com casca, o tomilho, o louro e o litro de azeite. Deixe marinar por 24 horas. O bacalhau precisa ficar coberto com o azeite. Coloque numa panela o bacalhau marinado no próprio azeite, junto com todos os ingredientes da marinada. Leve para aquecer no fogo bem baixo (cerca de 80ºC), sem deixar ferver, durante 8 a 10 minutos. Retire o bacalhau e deixe escorrer em cima de um papel toalha.

Escalivada. Corte as berinjelas ao meio e faça pequenos cortes em suas superfície. Coloque numa forma os pimentões inteiros, a cebola cortada ao meio descascada e as berinjelas. Regue tudo com um pouco de azeite que sobrou da marinada do bacalhau. Leve ao forno médio-baixo (180ºC) e asse até os legumes ficarem macios, mas sem se desfazer. Depois de assados, retire os legumes do forno e deixe esfriar. Remova a pele e as sementes dos pimentões e reserve a polpa. Corte a cebola, as berinjelas e os pimentões em tiras grossas, de mais ou menos 3 cm. Tempere os legumes com mais um pouco do azeite da marinada, alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto. Polvilhe salsa picada e reserve.

Para servir. Esquente a escalivada e coloque-a no centro da cataplana. Disponha a posta de bacalhau sobre a escalivada, regue com azeite e sirva.

Rendimento.  4 porções
Preparo. 1h30
Execução. Fácil

*Confira a reportagem completa: Dupla dinâmica