Natal

Confira outras receitas de sobremesa para o Natal

por Rogério Santos

Pequenas porções de alegria compartilhada. Assim são algumas outras opções de receitas para compor a mesa de sobremesas natalinas que a Menu selecionou. Confira!

 

Brownie com mix de castanhas

por Debora Franzoni

Fácil de ser executada, a receita rende até 15 unidades (Foto: Divulgação)

 

Ingredientes

100 g de manteiga; 160 g de açúcar; 25 g de farinha; 75 g de chocolate meio amargo; 2 ovos; uma pitada de sal; 1 colher de chá de baunilha.

Mix de castanhas: nozes; amêndoas; castanhas de caju; avelãs e uvas passas a gosto.

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180 graus. Derreta a manteiga com o chocolate. Acrescente o açúcar e misture bem. Coloque os ovos e adicione a baunilha. Acrescente a farinha e o sal e misture bem. Coloque papel manteiga no fundo da assadeira e acrescente a mistura de brownie. Asse por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar.

Montagem

Faça os brownies do formato que quiser, para isso use os cortadores de sua preferência. Após cortá-los, derreta o  chocolate de cobertura e com a ajuda de uma colher coloque o suficiente para cobrir o topo e finalize com as castanhas da sua preferência.

rendimento: 15 unidades
preparo: 45 minutos
execução: fácil

 

Rosca de castanhas brasileiras

Por Lia Quinderá

Os ingredientes nacionais são o diferencial da receita (Foto: Julia Rodrigues)

Ingredientes

500g de farinha de trigo; 20g de sal; 50g de açúcar; 22g de fermento biológico seco; 6 ovos; 25ml de leite; 250g de manteiga; 50g de castanha de caju; 50g de castanha de baru; 50g de castanha-do-pará; 2 gemas batidas e castanhas a gosto para decorar.

Modo de preparo

Misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Acrescente a metade dos ovos e a metade do leite e misture tudo. Em seguida, adicione a manteiga, a outra metade do leite e dos ovos e sove bem. Adicione as castanhas e leve para fermentar por cerca de 40 minutos ou até que a massa tenha crescido cerca de 2/3. Coloque um uma forma com um furo no meio e, com um pincel, passe as gemas batidas sobre o brioche. Decore com castanhas a gosto e leve para assar por 25 minutos a 150°C, ou até ficar dourado.

Para servir

Desenforme, espere esfriar e sirva.

Dica da chef

Você pode trocar as castanhas e usar outras de sua preferência. Se quiser, também polvilhe a rosca com coco queimado ralado antes de levar ao forno.

rendimento: 8 porções
preparo: 1 hora
execução: fácil

 

Amaretti (biscoitos de amêndoas)

Por Izabel Pereira

Os biscoitos são opção para servir no banquete natalino (Foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico)

Ingredientes

40g de farinha de amêndoas; 34g de açúcar refinado; 16g de claras; 0,7g de licor de amaretto; quanto baste de açúcar impalpável

Modo de preparo

Misture a farinha de amêndoas com metade do açúcar. Faça um merengue. Cozinhe as claras com a outra metade do açúcar em fogo baixíssimo até dissolver o açúcar e bata na batedeira em velocidade alta até esfriar. Acrescente ao merengue a mistura de farinha de amêndoas. Pingue pequenos montinhos da mistura sobre o silpat e peneire o açúcar impalpável por cima. Deixe secar por 10 minutos, molde com os dedos e asse a 160°C por cerca de 8 minutos.

Para servir

Deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente

Dica da chef

Ao fazer o merengue, fique de olho no ponto. As claras não podem cozinhar durante o derretimento do açúcar.

rendimento: 50 unidades
preparo: 45 minutos
execução: fácil

 

Rabanada com creme de uísque

Por Adriana Cymes

As rabanadas são tradicionais nas festas natalinas (Foto: Eduardo Delfim)

Ingredientes

Rabanadas: 1 pão filão próprio para rabanadas; 2 xícaras (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de leite condensado; 2 ovos; óleo quanto baste; açúcar e canela quanto bastem.

Creme de uísque: 100 ml de uísque; 500 ml de creme de leite fresco; 3 colheres (sopa) de açúcar demerara; 3 gemas peneiradas.

Modo de preparo

Rabanadas

Corte o pão em rodelas. Reserve.  Misture o leite condensado numa tigela. Em outro recipiente, bata os ovos lentamente com o garfo. Passe as fatias de pão na mistura de leite, tire o excesso de líquido e passe-as em seguida nos ovos. Frite-as no óleo não muito quente, em fogo médio, até dourar. Escorra-as em papel absorvente e polvilhe-as com canela e açúcar.

Creme

Misture todos os ingredientes numa panela. Cozinhe o creme em fogo baixo, mexendo sempre, sem deixar ferver para não talhar. Mantenha no fogo até engrossar.

Para servir

Disponha fatias de rabanada nos pratos e cubra-as com um pouco de creme.

Dica da chef

O pão filão pode ser substituído por pão francês ou baguete.

rendimento: 8 porções
preparo: 1 hora
execução: fácil

Pistachier

por Izabel Pereira

Doce natalino leva pistache e frutas vermelhas (Sheila Oliveira/Empório Fotográfico)

Ingredientes

massa de pistache? 31 g de açúcar de confeiteiro; 18 g de açúcar refinado; 24 g de farinha de amêndoas; 30 g de farinha de trigo T55; 1 g de fermento químico; 33 g de pasta de pistache; 48 g de manteiga derretida; 76 g de claras.

madeleine/ 19 g de açúcar refinado; 0,4 g de ovos; 19 g de manteiga derretida; 0,1 g de raspas de limão-siciliano; 19 g de farinha de trigo T55; 2 g de fermento químico.

musse de framboesa 48 g de creme de leite; 24 g de polpa de framboesa sem açúcar; 12 g de açúcar refinado; 14 folhas de 1 g cada de gelatina.

para servir 5 g framboesas congeladas; 90 g de morango; 10 g de amora; 10 g de framboesa; 10 g de mirtilo; 6 g de geleia de brilho; 1 g de pistache picado.

Modo de preparo

Massa de pistache

Peneire e pese o açúcar de confeiteiro, o açúcar refinado, a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o fermento. Misture e reserve. Em seguida, incorpore as claras aos ingredientes secos, mexendo pouco e com leveza. Incorpore a pasta de pistache à manteiga derretida com um fouet. Junte a pasta de pistache com manteiga à primeira mistura e mexa bem. Despeje a massa em uma placa de 60 cm x 80 cm forrada com silpat, deixando a massa com 1 cm de altura. Coloque outro silpat por cima da massa e leve para assar a 160°C por 20 minutos. Assim que esfriar, fatie com um aro quadrado de 44 cm x 44 cm. Retire as bordas queimadas e reserve.

Madeleine

Peneire e pese todos os ingredientes secos individualmente. Misture a farinha e o fermento. Separadamente, junte o açúcar, os ovos e as raspas de limão. Junte a mistura à farinha com fermento e incorpore na massa a manteiga derretida. Despeje a massa numa placa de 59,5 cm x 39,5 cm forrada com silpat, deixando-a com 0,5 cm de altura. Coloque em cima da massa outro silpat. Asse a 160°C por 20 minutos. Depois que esfriar, fatie com um aro quadrado de 44 cm x 44 cm. Retire as bordas queimadas e reserve.

Musse de framboesa

bata o creme de leite até o ponto de chantilly. Reserve. Descongele a polpa de framboesa até ficar líquida e adicione o açúcar. Hidrate a gelatina em água gelada e derreta-as no micro-ondas por 1 minuto. Incorpore um pouco do chantilly à framboesa com açúcar, aos poucos. Adicione a gelatina por completo. Incorpore o restante do chantilly devagar até ficar denso e homogêneo. Reserve.

Para servir

Faça uma base com a massa de madeleine, depois cubra com a musse de framboesa e a massa de pistache. Decore com frutas vermelhas e pistache e finalize pincelando a geleia de brilho.

Dica da chef

Ao preparar a massa de pistache, incorpore as claras aos ingredientes secos com delicadeza, para evitar a formação de glúten.

rendimento 1 bolo médio
preparo 1 hora e 30 minutos
execução difícil

Bread and butter pudding

Por Fabrice Le Nud

O Bread and butter é muito apreciado na Inglaterra (Sheila Oliveira/Empório Fotográfico)

Ingredientes

4 fatias de pão de forma sem casca, cortado na diagonal; 500ml de leite; 100g de manteiga; 3 ovos; 2 gemas; 125g de açúcar; 1 colher (sopa) de conhaque; açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Em uma forma, arrume os triângulos de pães. À parte, em uma tigela, misture os ovos, as gemas, o açúcar e o conhaque. Numa panela, coloque o leite e a manteiga para ferver. Depois, despeje em cima da mistura de ovos, mexendo sempre para não talhar, e cubra os pães. Leve ao forno baixo (180°C), em banho-maria, por 30 minutos.

Para servir

Depois que retirar do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva morno, no próprio refratário.

Dica do chef

Nunca misture o brandy com o leite, caso contrário, o álcool evapora.

rendimento: 1 pudim (6 porções)
preparo: 45 minutos
execução: fácil

Diplomate

Por Fabrice Le Nud

Com brioche e frutas cristalizadas, o diplomate traz sofisticação para a ceia (Foto: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico)

Ingredientes

200 g de brioche sem casca; 1/2 litro de leite; 4 ovos; 100 g de açúcar; 50 ml de rum; 25 g de uvas passas amarelas; 50 g de frutas cristalizadas (cereja, laranja, limão).

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque as frutas e as uvas passas e hidrate-as com o rum. Deixe-as marinando por 1 hora. Corte os brioches em cubos e leve-os ao forno brando (150° C) até tostar. Isso levará aproximadamente 5 minutos. Reserve. À parte, misture os ovos e o açúcar numa panela, ferva o leite e despeje-o por cima da mistura de ovos, mexendo sempre para não talhar. Forre a forma, que pode ser de qualquer formato, com os cubos de brioche e salpique as frutas e as uvas por cima. Depois, jogue a mistura de ovos e leite, leve ao forno baixo (160°C), em banho-maria por 25 minutos.

Para servir

Deixe esfriar, desenforme e sirva.

Dica do chef

Caso utilize uma forma de  vidro ou de metal, unte-a com manteiga e salpique com açúcar.

Rendimento: 1 pudim grande (8 porções)
Preparo: 1h30 minutos
Execução: fácil

Toucinho do céu

Por Ilda Vinagre

Conceitual, receita vai abrilhantar reuni’ao familiar (Foto: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico)

Ingredientes

Massa: 11 gemas; 4 ovos; 200 g de amêndoas sem pele trituradas; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (chá) de essência de amêndoas; 2 colheres (sopa) de vinho do Porto manteiga e farinha de trigo quanto bastem para untar e polvilhar açúcar de confeiteiro quanto baste para polvilhar

Calda: 200 ml de água; 400 g de açúcar

Modo de preparo

Massa

Coloque todos os ingredientes na batedeira , menos o vinho do Porto, e bata por cerca de 2 minutos. Reserve

Calda

Leve a água e o açúcar ao fogo médio e deixe a calda engrossar até chegar em ponto de fio. Retire do fogo e reserve.

Toucinho

Misture a calda de açúcar com a massa e leve para cozinhar em fogo baixo, sem parar de mexer. Quando a massa parar de formar espuma, está no ponto. Retire do fogo e reserve. Forre uma forma de fundo removível com papel-alumínio. Unte o papel com manteiga e polvilhe-o com farinha de trigo. Coloque a massa na forma e tampe-a com a outra camada de papel-alumínio. Ponha numa forma retangular cheia de água na parte inferior do forno. Sobre a grelha do forno, coloque o toucinho do céu para que ele asse sob o vapor que se desprenderá da forma, em forno médio, a 180°C. quando o toucinho estiver soltando das bordas da assadeira, retire o papel-alumínio e deixe assar por  mais 10 minutos. Depois de assado, retire o toucinho do forno e deixe esfriar. Desenforme-o depois de frio, desgrude o papel-alumínio e finalize o toucinho com o vinho do Porto.

Para servir

Corte o toucinho do céu em fatias quadradas e distribua-as em pratos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Dica da chef

As amêndoas podem ser substituídas pela mesma quantidade de coco ralado. No entanto, essa substituição vai comprometer a consistência da massa e deixá-la parecendo um pudim.

Rendimento: 10 porções
preparo: 1 hora
Execução: fácil