Revistas

Tênder com melancia e confit de limão siciliano

por Viko Tangoda, da Viko Gastronomia

1 tênder bolinha de 1 kg
1 kg de melancia (pesada sem a casca)
10 limões sicilianos
200 g de açúcar
300 ml de água
suco de limão siciliano a gosto
quanto baste de água gelada

Tênder com melancia e confit de limão siciliano

Confit de limão. Descasque os limões no sentido do comprimento, de forma a obter tiras longas da casca. Remova cuidadosamente toda a parte branca e descarte-a. Corte as tiras de careca em julienne bem fininha e vá adicionando a água gelada. Lave as tirinhas mais duas ou três vezes em água gelada e escalde-as em seguida em água fervente. Repita o processo de escaldar quantas vezes forem necessárias, até as casquinhas perderem o amargor. Enquanto isso, em outra panela, coloque 300 ml de água e o açúcar para aquecer em fogo baixo. Quando o açúcar se dissolver e formar uma calda leve, acrescente as tirinhas de limão escorridas. Cozinhe-as em fogo baixo até ficarem transparentes. Resfrie e reserve.

Tênder. Corte a melancia em pedaços e embale-os a vácuo. Caso não consiga embalar a melancia a vácuo, prepare a receita com a melancia bem gelada. Reserve na geladeira. Na hora de servir, remova as sementes da melancia e corte-a em retângulos de 1,5 cm de lado. Corte o tender em retângulos do mesmo tamanho e misture-o aos pedaços da melancia.

Para servir. Retire as tiras de limão da calda e tempere-as com um pouco de suco de limão siciliano. Coloque 1 porção de tender com melancia em um prato de servir e tempere com o confit de limão.

Rendimento. 15 poções
Preparo. 45 minutos (+ 1 hora de geladeira)
Execução. Moderada