Natal

Veja receitas de bolos e tortas

por Rogério Santos

Não há quem resista a uma boa fatia de bolo. Degustar a iguaria é ainda melhor durante o bate papo com familiares e amigos à mesa. Veja algumas receitas de bolos e tortas que vão dar um toque especial na sua ceia de natal.

 

Bolo de tâmaras e avelãs

Por Ivy Oliveira

As avelãs podem ser substituídas por outras nozes (Foto: João Castellano/Agência Isto é)

Ingredientes

1 xícara (chá) de tâmaras picadas; 4 colheres (sopa) de avelãs trituradas grosseiramente; 7 colheres (sopa) de creme vegetal ou margarina; 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo; 2 gemas; 1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite de soja sabor abacaxi; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 claras batidas em ponto de neve; quanto baste de creme vegetal ou margarina para untar; quanto baste de farinha de trigo para untar.

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura baica (180°C). Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (28 cm x 11 cm). Reserve. Em uma tigela, misture as tâmaras e as avelãs. Na batedeira, bata o creme vegetal ou a margarina, o açúcar mascavo, as gemas e a noz-moscada até ficar homogêneo. Retire da batedeira e acrescente a farinha aos poucos, intercalando com o suco de soja. Misture até obter uma massa pastosa e homogênea. Adicione o fermento e misture. Acrescente as claras, misturando delicadamente. Junte as frutas reservadas à massa e misture delicadamente, puxando a massa por baixo e levando-a para cima. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por 30 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Desenforme ainda morno.

Para servir

Sirva o bolo ainda morno e, se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Dica da chef

As avelãs podem ser substituídas por outras nozes e o leite de soja pode ser substituído por leite comum.

rendimento: 10 porções
preparo: 50 minutos
execução: fácil

 

Torta vegana de caramelo salgado com nozes

por Luisa Mendonça

A torta vegana é uma opção de sobremesa saudável (Foto: Klacius Ank/Divulgação)

Ingredientes

Manteiga Vegana: 3/4 xícara de óleo de coco,; 1/4 xícara leite de castanha de caju; ½ colher de chá de vinagre de maçã; 1 colher (chá ) de lecitina de soja; 1/4 de  xícara de óleo de girassol.

Massa: 1 ¼ de xícara de farinha de trigo; 4 colheres de sopa de manteiga vegana; 1 colher de sopa de água.

Caramelo: 1 xícara de açúcar; 200g de nozes; 1 colher de chá de vinagre de maçã; 1 colher de sopa de manteiga vegana; 400 ml de leite de coco concentrado.

Modo de Preparo

Manteiga Vegana: Bater tudo no liquidificador por 30 segundos.

Massa: Misturar todos os ingredientes no bowl e amassar. Depois colocar na forma de 20 cm no fundo e subindo na lateral. Assar em forno pré-aquecido a 200 C por 40 min ou até ela ficar dourada.

Caramelo: Derreta o açúcar com a água até ficar em ponto e cor de caramelo, depois adicionar o vinagre e a manteiga com o leite de coco. Derreter até reduzir o leite, o ponto é quando você levanta a colher e pinga o caramelo de forma lenta. Depois é só adicionar as nozes e deixar esfriar um pouco na geladeira.

rendimento:  1 torta de 20 cm de diâmetro (10 fatias)
preparo: 3 horas
execução: fácil

 

Naked cake de castanha de caju caramelizada e coco queimado

Por Lia Quinderé

Bolo é feito com castanha de caju caramelizada e coco queimado (Foto: Julia Rodrigues)

Ingredientes

Massa: 500g de açúcar; 400g de manteiga; 6 gemas; 500g de farinha de trigo; 300ml de leite; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Castanhas caramelizadas: 2 colheres (sopa) de açúcar; 50ml de água; 300g de castanha de caju.

Recheio: 400g de leite condensado; 200g de creme de leite; 1 colher (sopa) de manteiga; 200g de castanhas caramelizadas; 100g de coco queimado.

Modo de preparo

Massa

Na batedeira, bata o açúcar, a manteiga e as gemas até que fique um creme branco e espesso. Acrescente a farinha e o leite aos poucos. Por último, adicione o fermento. Transfira a massa para uma forma de 20 cm de diâmetro e asse a 150°C por 30 minutos, ou até ficar dourado. Deixe esfriar e reserve.

Castanhas caramelizadas

Em uma panela, derreta em fogo baixo o açúcar até o ponto de caramelo. Adicione a água, misture bem e, em seguida, adicione as castanhas de caju. Mexa bem e deixe esfriar.

Recheio

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até que desgrude do fundo da panela. Reserve.

Para servir

Corte o bolo já frio em 4 camadas. Por cima de cada camada, espalhe uma parte do recheio até cobrir bem e, em seguida, coloque outra camada de bolo por cima. Repita três vezes, fazendo um bolo com três camadas de recheio. Decore o bolo em volta com as castanhas caramelizadas e aplique spray dourado comestível em toda a superfície.

Dica da chef

Faça uma calda de açúcar com baunilha fresca e use-a para regar o bolo ou deixá-lo molhadinho.

rendimento: 12 porções
preparo: 2 horas
execução: moderada
Bolo de cenoura com cream cheese

Por Izabel Pereira

A cobertura de cream cheese deixa o bolo com um toque diferenciado (Foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico)

Ingredientes

Massa: 97 g de ovos; 194 g de açúcar; 68 g de óleo de soja; 1,2 g de sal; 124 g de farinha de trigo; 4 g de bicarbonato de sódio; 4g de fermento em pó; 3 g de canela em pó; 221 g de cenoura; 41 g de nozes mariposa; 1,5 g de raspas de limão; 2,4 g de raspas de laranja; 0,2 g de raspas de baunilha.

cream cheese: 53g de cream cheese; 51g de açúcar de confeiteiro; 0,21g de essência de baunilha; 22,5g de manteiga

Para servir

Nozes picadas a gosto

Modo de preparo

Massa

Em uma batedeira, misture os ovos e o óleo. Depois, coloque os demais ingredientes e bata até ficar homogênea. Distribua a massa em duas assadeiras untadas com manteiga e leve ao forno a 160°C por 35 minutos. Deixe esfriar.

Cobertura:

Bata na batedeira a manteiga até ficar lisa. Acrescente a baunilha, o açúcar de confeiteiro e, por sim, o cream cheese. Mexa bem até ficar homogêneo e reserve.

Para servir

Desenforme os bolos e cubra-os com a cobertura de cream cheese. Decore com nozes.

Dica da chef

Para a cobertura é fundamental que a manteiga e o cream cheese estejam em temperatura ambiente, na textura de pomada. Caso contrário, a mistura pode talhar.

rendimento: 2 bolos de 340g
preparo: 1h30
execução: fácil

 

Bolo chiffon de noves com ovos moles

Por Adriana Cymes

Os ovos moles são servidos à parte, junto com o bolo (Foto: Eduardo Delfim)

Ingredientes

Chiffon: 135g de farinha de trigo; 60g de farinha de nozes; 35g de amido de milho; 4g de fermento biológico seco; 110g de gemas; 110 ml de óleo de canola; 40ml de água; 330 g de claras; 2 g de cremor tártato; 1g de sal; açúcar quanto baste

Glacê: 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro; 4 colheres (sopa) de água quente

Ovos moles: 80 ml de água; 200g de açúcar; 8 gemas de ovos peneiradas; 1 colher (sopa) de essência de baunilha.

Modo de preparo

Bolo

Separe uma forma própria para bolo chiffon, sem untar. Preaqueça o forno médio, a 180°C. Peneire as farinhas, o amido de milho e o fermento. Bata as gemas com 80 g de açúcar na batedeira até obter uma mistura cremosa. Acrescente o óleo em fio, continue batendo e acrescente a água. Misture os ingredientes peneirados a esse creme e bata mais um pouco. Reserve. Separadamente, bata as claras em neve com o sal, o cremor tártato e 120 g de açúcar. Incorpore as claras em neve à massa delicadamente. Coloque a massa na forma e asse o bolo por cerca de 45 minutos no forno preaquecido.

Glacê

Peneire o açúcar e misture-o com a água numa tigela. Reserve.

Ovos moles

Misture a água com o açúcar e leve-os ao fogo alto até atingir 112°C. Desligue o fogo e junte a calda lentamente às gemas peneiradas, mexendo sempre. Volte a mistura ao fogo bem baixo e reduza até obter uma textura cremosa e mais encorpada, com cuidado para não ferver. Ao final, junte a baunilha, misture e reserve.

Para servir

Desenforme o bolo e cubra-o com o glacê. Sirva os ovos moles à parte.

Dica da chef

A forma para bolo chiffon pode ser encontrada em lojas de produtos para confeitaria.

rendimento: 12 porções
preparo: 1h30
execução: moderada

 

Bolo de mel

Por Rosda Raw e Zenaide Raw

Esta receita é comum nas festas judaicas (foto: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico)

Ingredientes

5 ovos; 250 g de meil; 250 g de açúcar; 125 g de geléia de damasco; 1 colher (sopa) de chocolate em pó; 1/2 colher (sobremesa) de canela em pó;  1/2 colher (sobremesa) de fermento em pó; 750 g de farinha de trigo; 150 ml de óleo de soja; 250 ml de café preparado; manteiga quanto baste para untar; farinha de trigo quanto baste para polvilhar; 1 fio de mel para decorar.

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, bata as gemas e o restante dos ingredientes até obter uma massa homogênea. Ao final, incorpore delicadamente as claras batidas. Unte uma assadeira alta, de 20 cm de diâmetro, com manteiga e polvilhe-a com farinha. Despeja a massa na assadeira e asse o bolo em forno médio, a 180°C, por cerca de 1 hora. Verifique se está sequinho por dentro com um palito de dente. Retire-o do forno e desenforme.

Para servir

Coloque o bolo em uma travessa e sirva-o fatiado, acompanhado de mel a gosto.

Dica das chefs

Se preferir, substitua a geléia de damasco por geléia de abacaxi ou outra de sabor azedinho doce.

rendimento: 1 bolo alto
preparo: 1h30
execução: fácil