Revistas

Lombinho de porco glaceado com laranja

por Viko Tangoda, do Viko Gastronomia*

Glaze de laranja
1/2 litro de suco de laranja
50 g de açúcar
20 g de vinagre de arroz
20 g de óleo de gergelim
sal a gosto

Lombinho
2 kg de lombinho de porco
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sobremesa de açúcar
raspas de 1 laranja
suco de 4 laranjas
quanto baste de azeite extravirgem

Gravy
150 g de cebola picadinha
300 ml de caldo de frango
sal a gosto

Lombinho de porco glaceado com laranja

Glaze. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até obter uma calda grossa. Reserve.

Lombinho. Tempere o lombinho com o sal, a pimenta-do-reino, o açúcar, o suco e as raspas de laranja. Coloque em um saco plástico, vede bem e deixe marinando na geladeira por no mínimo 12 horas. Tire o lombinho da marinada e seque-o bem. Coloque uma panela ou frigideira grande para aquecer no fogo mais alto que tiver no fogão, regue com um fio de azeite e doure muito bem o lombinho por todos os lados. Depois, transfira para uma assadeira e coloque o líquido da marinada no fundo. Feche com papel-alumínio de forma a ficar bem vedado. Leve ao forno médio (180°C) por entre 2 h a 2h30 ou até ficar macio. Confira de tempos em tempos se o fundo da assadeira não secou. Se necessário, acrescente um pouco de água quente para manter a assadeira sempre úmida e feche novamente com o papel-alumínio de forma a ficar bem vedada. Quando a carne estiver macia, aumente o forno para temperatura alta (220°C), retire o papel-alumínio e pincele o lombinho com a glaze de laranja e volte ao forno por 5 minutos. Repita esta operação 1 ou 2 vezes para deixar o lombinho bem corado. Retire a carne da assadeira e reserve aquecido.

Gravy. Na mesma assadeira em que foi assado o lombinho, coloque a cebola e leve ao forno para dourar (220°C), tomando cuidado para nunca deixar queimar, caso contrário o gravy ficará amargo. Se necessário, coloque um pouco de água na assadeira durante estar etapa. Quando a acebola estiver assada, retire a assadeira do forno, coloque o caldo de frango e leve a assadeira à chama do fogão para fazer a deglaçagem. Bata tudo no liquidificador, tempere com sal e reserve.

Para servir. Fatie o lombinho e cubra com o gravy ou sirva-o ao lado, se preferir. Dica: a receita também pode ser executada com barriga de porco sem a pele ou com um pedaço de pernil desossado, também sem a pele.

Rendimento. 6 porções
Preparo.
3h (+ 12h de marinada)
Execução. 
Fácil

*Confira a reportagem completa: Natal sem crise