Revistas

Salada e papaia verde com camarões

por Viko Tangoda, do Viko Gastronomia*

quanto baste de óleo
300 g de gengibre cortado em julienne
500 g de camarões limpos
150 g de cebola picada
pimenta dedo-de-moça a gosto
600 g de cubinhos de papaia verde
50 ml de molho de peixe (opcional)
sudo de 1 limão
quanto baste de água
100 g de ervilhas congeladas
sal a gosto
manjericão, hortelã e coentro picadinhos a gosto

Salada de papaia verde com camarões

Preparo. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, aqueça um fio de óleo e frite o gengibre até ele ficar dourado, tomando sempre cuidado para não queimar. Reserve. Na mesma frigideira e usando o mesmo óleo em que o gengibre foi frito, refogue os camarões até que fiquem alaranjados, cerca de 2 minutos, ou até ficarem cozidos. Retire os camarões do fogo, tempere com sal e reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola e a pimenta dedo-de-moça. Quando a cebola estiver macia e transparente, acrescente os cubos de papais e continue refogando até os cubos ficarem cozidos, mas al dente. Tempere com o molho de peixe (opcional), o sal e o suco de limão. Resfrie e reserve. Branqueie a ervilha em água fervente e com sal. Resfrie e reserve.
Dicas: se o papaia estiver muito verde, adicione um pouco de açúcar no tempero. O molho de peixe é naturalmente salgado. Se usá-lo, modere no sal.

Para servir. Misture todos os ingredientes, exceto o gengibre, colocando as ervas no final. Prove e corrija o sal, se precisar. Salpique o gengibre a gosto e sirva.

Rendimento. 6 porções
Preparo.
1h
Execução. 
Fácil

*Confira a reportagem completa: Natal sem crise