Revistas

Taça de nozes

por Viko Tangoda, do Viko Gastronomia*

Massa
480 g de claras
240 g de açúcar
400 g de nozes passadas pelo processador até formar uma farinha não muito fina
quanto baste de manteiga para untar a forma

Ovos moles
300 g de açúcar
150 ml de água
300 g de gemas passadas pela peneira
20 g de manteiga
1 pitada de sal

Chantilly
500 g de creme de leite fresco
50 g de açúcar
2 caixas de morango

Taça de nozes

Massa. Bata as claras até o ponto de neve, acrescente o açúcar e bata mais um pouco para incorporar bem. Misture as nozes processadas e reserve. Forre o fundo de uma forma redonda de 28 cm com papel-manteiga e unte todos os lados da forma com a manteiga. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 50 minutos. A massa deve ficar úmida. Reserve.

Ovos moles. Em uma panela levada ao fogo baixo, misture o açúcar e a água e faça uma calda. Cozinhe até chegar a 120°C. Deixe esfriar um pouco e junte a calda às gemas, sempre mexendo rapidamente para não talhar, caso a calda ainda esteja muito quente. Adicione a manteiga e a pitada de sal e cozinhe a mistura até obter uma calda espessa. Resfrie e reserve.

Chantilly. Em uma batedeira, misture o creme de leite fresco com o açúcar e bata até obter o ponto de chantilly. Reserve. Pique os morangos em cubinhos e reserve.

Para servir. Em uma taça de vidro alta, monte a sobremesa, alternando camadas: primeiro uma de chantilly, uma de morango em cubinhos, outra com a massa de nozes, com pedaços quebrados à mão e, por fim, uma de ovos moles. Repita a operação, mas dessa vez finalize com uma camada de massa e nozes e decore com fatias de morango.

Rendimento. 6 porções
Preparo.
1h30
Execução. 
Moderada

*Confira a reportagem completa: Natal sem crise